7.5.07

Fátima e os milagres do «Sol»


Preparem-se porque, lá para o fim desta semana, vamos ser bombardeados com as comemorações dos noventa anos das aparições – em maior ou menor grau, conforme a evolução dos processos jornalísticos em curso, nomeadamente a saga sobre a C. M. de Lisboa. Mas virão.

De resto, os prenúncios aí estão e a minha alma está parva.

O jornal Sol de Sábado passado (5/5/2007) publicou os resultados de uma sondagem sobre o posicionamento dos portugueses face a Fátima. Sem nenhuma razão para duvidar do carácter fidedigno da peça, fiquei em estado de choque. Algumas das percentagens reveladas:

• 69% dos portugueses acreditam nas aparições;
• 52,5% vão a Fátima pelo menos uma vez por ano;
• 15,4% já lá foram a pé.

Há mais números, muitos mais, mas fixemo-nos nestes.

Assumindo que somos dez milhões, há 6 900 000 que acreditam que, há noventa anos, Nossa Senhora apareceu às três crianças. Mais mulheres que homens (hélas!), mais velhos que novos (ainda assim, 55% dos jovens entre os 15 e os 24 anos), sobretudo católicos (mas não só: também 26,8% de «sem religião» – leram bem: sem religião mas acreditando nas aparições!!!).

Fazendo fé no que está escrito, mais de cinco milhões dos nossos compatriotas rumam em direcção à Cova da Iria pelo menos uma vez por ano. Há mesmo cerca de 500 000 que lá vão uma ou mais vezes por mês – e não vive tanta gente nas redondezas!...

Mais de 1 500 000 já foram a Fátima a pé. Será mesmo verdade? Pergunta para quem está a ler esta prosa: conhecem muitas pessoas nestas circunstâncias? Eu só tenho um amigo que o fez, para cumprir uma promessa, quando o Sporting ganhou o campeonato. Mas esse assume-se como maluco. Viverei numa redoma?

Enganaram o Sol? O Sol está a enganar-nos? Ou será que isto é mesmo o país real?!!!


P. S. 1 – Não sou leitora habitual do Sol, mas o Luís Osório aguçou-me o apetite ao falar desta sondagem no programa Fim de Semana, do RCP. «Roubei-lhe», aliás, a ideia para o título deste post...

P.S. 2 – Voltarei em breve ao tema Fátima, até porque, no Entre as brumas..., dediquei um capítulo às viagens do papa Paulo VI, nomeadamente à sua vinda aquando das comemorações do 40º aniversário das aparições, em 1967.

0 comments: