11.12.07

Foi-se a Cimeira, vem aí o Tratado

(*)


Recomendo a leitura de um artigo de Bernard Cassen, publicado na edição portuguesa de Le Monde Diplomatique de Dezembro de 2007 (p. 5):

«Ressurreição da “Constituição” Europeia»

Alguns excertos:

«A Europa e a participação popular nunca se deram bem. Optando pela ratificação parlamentar de um tratado praticamente idêntico ao que foi rejeitado pelos referendos de 2005, alarga-se a fractura entre os cidadãos e o aparelho institucional da União Europeia. Um aparelho que produz constantemente políticas neoliberais, que os governos imputam alegremente a uma “Europa” cuja legitimidade eles próprios se preparam para minar.»

«Se a construção europeia só pode “avançar” à revelia dos povos – quando não é contra eles –, são os seus próprios fundamentos democráticos, constantemente invocados por todos os tratados, que estão em causa.»

«Se esta Europa é efectivamente e por natureza liberal, e se para continuar a sê-lo aferrolhou a sete chaves as suas instituições, a questão, durante muito tempo tabu, consiste agora em saber como havemos de libertar-nos desta canga.»

--------------------------------------
(*) Título do Tratado: tão ilegível em Webdings como em Arial.


4 comments:

Anónimo disse...

Só encontrei uma dama neste Xadrez?
Estranho a jogada era assim tão difícil, que as demais tiveram que ser postas ao longo do tempo fora da jogada' !
Vi bem !?

Joana Lopes disse...

Não entendo: qual dama e qual xadrez?

Anónimo disse...

Então não foi um jogo de xadrez?
Quem ficou de fora?
A Inglaterra , não veio sob o argumento da mais vil mentira ? Não enviou um peão de brega? Não se ajustaram contas sobre o deve e haver do petrolinho? dicutiu-se uma Europa social?
Não ouviu o que sócrates dizer sobre os direitos humanos ? Se não fui claro , peço desculpa?
Não percebeu o ar Cínico da chancelarina alemã, só para as Câmaras?

Ah!!! já era um enigma, aquele seu desenho?

Joana Lopes disse...

OK, já percebi.
Quanto ao meu «desenho», é o título da Tratado em caracteres Webdings do Word - mais nada. Pu-lo assim para mostrar que o conteúdo também é ilegível.