28.7.08

From Okanagan

Mais parece nome de rio africano, mas e' um vale ou um conjunto de vales ligados por lagos que se estendem por 250 kms, na Columbia Britanica, nao muito longe da fronteira com os Estados Unidos. Terra de vinhas e de fruta, com um dos melhores climas do Canada' (29 graus, hoje...), com marinas, muitos barcos, uma paisagem de cortar a respiracao.

Vindo de Vancouver, chega-se aqui passando por uma floresta artificial de pinheiros, com centenas de quilometros, onde todos os anos sao cortadas milhares de arvores (nem imagino quantas...) e replantadas, uma a uma, outras tantas, por vales e montes altissimos - a pe' ou de helicopetro. Quase inacreditavel. Da madeira, sobretudo, vivem estas gentes - e nao vivem mal -, mas com que esforco! De onde vem toda esta mao de obra? Garantidamente que a maioria e' de origem chinesa: depois da corrida ao ouro, veio a da madeira. Do turismo, como e' obvio, encarregam-se os mais louros...

Foi uma longa viagem entre pinheiros e ao som de Diana Krall, nascida por aqui perto e, aparentemente, mais do que idolatrada por muitas das suas gentes.


Uploaded by miklo

2 comments:

Luís disse...

Agora não desças mais Joana. Um abraço, Luís.

Joana Lopes disse...

Terei cuidado, Luis... De Calgary, irei para ai'. Hoje estou em plenas Montanhas Rochosas.

Abraco