16.7.08

Relíquia chinesa

Há cerca de uma semana, foi notícia que o novo estádio olímpico tinha substituído Mao nas notas de 10 yuans.

Qual não foi a minha emoção ao encontrar agora, num daqueles envelopes em que guardamos restos de dinheiros de viagens a países que se atrevem ainda a não usarem só o euro – e, horror dos horrores, no meio de dólares americanos –, esta cara sorridente e inconfundível, em duas notas de 10 yuans!

Estão à disposição de possíveis coleccionadores – com prioridade para ex-discípulos, evidentemente...

5 comments:

Fernando Vasconcelos disse...

Ex-discipulos de Mao suponho ? E como faz a prova? Têm de demonstrar estar no PSD ou a direita deste função do número de anos? Brinco, claro ...

Joana Lopes disse...

Também eu estava a brincar com a prioridade aos ex- discípulos, claro.

Mas olhe que eles estão por toda a parte!...

septuagenário disse...

Como havia adrenalina naqueles tempos, sim porque era apenas adrenalina pura, porque a ideologia está bem demonstrada, tanto no jornalismo, como na AR, e nuns bons tachos espalhados por umas tantas EP's. etc.

Joana Lopes disse...

Não vou por aí, caro «septuagenário».

Há ex-maoistas (como ex-todas as coisas) em todos os quadrantes - na esquerda e na direita, com tachos e sem eles.

septuagenário disse...

Cara Joana, desculpe a intromissão deste anónimo, mas com a maior das desilusões se verifica que parecemos um país de ex-portugueses: Ex-maoistas, ex-comunistas, ex-fascistas, ex-colonialistas, ex-pides, ex-presos políticos, ex-combatentes do ultramar, ex-padres, ex-ateus, ex-burgueses, ex-católicos, etc., (os camaleões), se for preciso podemos transformar-nos em outro "ex" conforme as circunstâncias, apenas e lá vem a excepção, só quem foi NADA, (o povinho acabrunhado e com vontade de emigrar) nunca teve direito a "ex".
Este é um ponto de vista com sinal menos, talvez haja outros mais optimistas, mas penso que estes serão excepção.
Cumprimentos