12.8.08

Nos subterrâneos da blogosfera

- Quer ofender ou caluniar o autor de um post com que não concorda? Escreva um comentário.

- Este não é aprovado/publicado? Insista 1, 2, 3,... n vezes.

- Não resulta? Faça copy/paste do seu texto «censurado» para a Caixa de Comentários de outro blogue de um seu amigo e explique também tudo o que lhe aconteceu. Se escolher bem o blogue e o amigo, conseguirá finalmente publicar o que se destinava a uma outra pessoa, sobre um outro assunto.

Isto acontece aqui na blogosfera, talvez bem perto de si. Não cito nomes, não ponho links. Guerrilhas inúteis com quem não as merece? Ni hablar.

E já agora: mesmo que o seu filho não goste de chá, convença-o a beber umas colheradas. Terão um efeito benéfico quando ele já for crescido.

7 comments:

Anónimo disse...

tenho seguido com um misto de curiosidade / espanto essa "guerra".
eu, que não sou facilmente impressionábel, estou de boca aberta!

Anónimo disse...

Sinceramente, não percebo tantos engulhos e indisposições com a circulação de opiniões ou de queixas de leitores sobre a atitude de alguns blogues.

E, quanto à moderação de comentários, o que está de acordo com os pressupostos democráticos da blogosfera é que uns os olhem ou passsem a pente fino e outros deixem publicar quase tudo, excepto insultos, calúnias ou ofensas pessoais.

Viva a liberdade e não aos «pactos de silêncio».

Joana Lopes disse...

Nem chega a ser guerra, caro José Simões, é uma espécie de procissão. Mas mais vale ir fechando a boca porque pode ser que ela ainda vá no adro.

Abraço

Joana Lopes disse...

Leandro da Fonseca,

Eu só me pronunciei sobre uma prática que claramente condeno: a de algumas pessoas darem guarida na sua Caixa de Comentários a textos que outros bloggers (a quem esses textos eram dirigidos) tenham considerado inconvenientes.

Eu NUNCA faria isso. Sabe, é que me ensinaram a não mexer nas gavetas dos outros.

Anónimo disse...

Muito curiosa a sua resposta, Joana Lopes.

Pelos vistos só lhe ensinaram a parte da gaveta dos outros.

Custa-me a acreditar que se tenha, esquecido de lhe ensinar também a boa regra democrática de não mandar para o sepulcro as vozes discordantes ou inconvenientes que aliás pertencem primeiro que tudo aos seus autores e não exclusivamente aos destinatários que as receberam.

Tanto «dramatismo» posto nestas coisas de nada leva a água ao moinho das parvoices e generalizações do Sousa Tavares Filho.

Anónimo disse...

Joana Lopes,
Não percebe que isto são sempre os mesmos 2 ou 3 militantes do PC que andam com diferentes nomes pelos blogs a proselitar?
Não lhes dê trela, é o meu conselho.

Joana Lopes disse...

Claro que sei, Maria Teresa, que há pessoas que usam vários nomes (toda a gente sabe, é tão mal disfarçado que até o estilo da prosa é reconhecível).

Mas eu não me importo que «proselitem» se o fizerem correctamente e publicarei o que escreverem. Responderei ou não - terei sempre essa liberdade, certo?