17.8.08

O pensamento do pensador

«Vá lá que este humildemente pediu desculpas e agradeceu as ajudas que teve do comité olímpico português, isto é, do governo português via impostos dos portugueses, mas que não conseguiu. Valha-nos essa atitude digna e não comum para quem foi empregado da construção civil.»

Num blogue denominado «Clube dos Pensadores».

Vale a pena ver quem são os membros do Clube. Mesmo que não fosse responsável pelo blogue, eu tingiria a minha cara de preto (é de propósito) se visse o meu nome associado a afirmações destas – ou ia para a construção civil.

(Allô Manuel Alegre, Ana Gomes, etc., etc.)

Não fui a única a dar pelo pensador.

15 comments:

Luís disse...

Joana, esse Clube tem má frequência.

Joana Lopes disse...

Eu sei, Luís.
Por isso é que acho que algumas pessoas («malgré tout»...) tinham obrigação de se demarcar.
Foi a única razão pela qual pus o «post».

Cristina Gomes da Silva disse...

E eles pensam o quê? E porque é que acham que são monopolistas do pensamento é "clube dos..." e não "clube de...". A mim pareceu-me mais uma feira do que um clube, dada a diversidade/mistura de produtos e embalagens, mas...

Joana Lopes disse...

Pois, Cristina, eu também não sei o que é este Clube, não se percebe bem qual é a sua relação com o blogue, etc.

Mas, nos últimos tempos, têm vindo a aparecer várias referências em jornais e numa certa blogosfera e, por isso, vou tentar segui-lo. Confunde-me a Lista de Membros.

Anónimo disse...

... lá estão vocês com preconceitos sectários! :-)

A única coisa que me surpreende na lista de eleitos é a escassez de psicólogos e psiquiatras.

Considerando o que será certamente um riquíssimo e intenso diálogo entre si, tenho cá para mim que, brevemente vão ter necessidade de recrutar mais especialistas das áreas ligadas ao foro neurológico. :-)

nelson anjos

Anónimo disse...

Desta vez, Joanita, acertaste. Os meus parabéns.

Joana Lopes disse...

Há muita gente naquela lista, Nelson, talvez também os tais psiquiatras.

Joana Lopes disse...

Ser tratada por Joanita, mesmo por um Anónimo, é uma estreia. Obrigada.

Anónimo disse...

Quem é o Joaquim Jorge? Na lista de membros do blogue "Clube dos Pensadores" apresenta-se como biólogo, mas, também é jornalista?
Gostava de conhecer melhor a peça. Quem me responde?

Mário Russo disse...

Podem criticar um artigo num blog, ou discordar do que lá é manifestado.

Porém ao “empacotar” e rotular todos os participantes de um forum de discussão e de cidadania bastante heterogéneo, como é o Clube dos Pensadores, ou de Pensadores (o nome pouco importa), similar a tantos outros, mostra o grau de intolerância e até um certo nepotismo de grupo de membros deste blog.

Até parece que são polícias dos costumes, guardiões do saber e do pensamento, que se sentem feridos por haver mais gente no “caminho”.

Podem ficar descansados que não há concorrência ao nível do Clube dos Pensadores, que é livre e de todos os que dele queiram participar.

Já leram alguma crítica a um artigo ou a um blog no “Clube dos Pensadores”? Pois bem, não a lerão, certamente. No Clube não há censura nem sobranceria. Quem duvidar, que apareça nos debates organizados para confirmar.
Cumprimentos,

Mário Russo, membro do Clube dos Pensadores

Joana Lopes disse...

Caro Mário Russo,

1-O blogue e o clube têm o mesmo nome e até o mesmo logotipo - nada mais legítimo do que os associar. Não vejo onde possa estar a «intolerância» e o «nepotismo». Se o blogue não veicula nem fala em nome do clube dizia dizê-lo visível e expressamente.

2-Não vejo qualquer virtude no facto de o CdosP (blogue, suponho) não criticar outros blogues (se é esse o caso, como afirma): a blogosfera é, por definição, arena para crítica e debate.

maria disse...

fez bem não deixar passar em branco, Joana.
Não se trata de defender o politicamente correcto. é uma sobranceria rídicula. só faltou aludir à pele do atleta. muitas vezes os pergaminhos não dão noções básicas, como educação, por exemplo.

quanto a quem frequenta, é com eles. quem escreveu é trolha.

Joana Lopes disse...

Olá MC,
A minha ideia não foi, de facto, ser «politicamente correcta». Mas se a blogosfera não serve também para chamar a atenção para coisas destas, serve então para quê?

Abraço

maria disse...

claro, Joana.

Não advogo qualquer tipo de sobranceria moral. Venha de onde vier. Sei que não foi, de todo, a posição da Joana.
Mas acho que a blogosfera vale, sobretudo, como debate de ideias. No meu caso tenho aprendido imenso.
Mas para que pessoas como eu aprendam é necessário que haja pessoas que chamem as "oisas pelos nomes"

Abraço

Daniel Braga disse...

Porque será que um Clube que também é nome de blog é tão asperamente criticado por querer debater em liberdade ideias e pensamentos. Será que a prática livre e saudável do que é ser-se cidadão ainda causa engulhos e amargos de boca a muito boa gente?E a lista de membros do clube?Será que também incomoda? Há de tudo...ah faltam lá os trolhas, as peixeiras, talvez meretrizes e outras profissões? Porque não?O Clube é livre e façam-se membros meus caros críticos. A crítica é bem-vinda, saudável e necessária mas não a confudamos com enxovalho e falta de princípios que muitas vezes vão acompanhadas sob a capa anonimato.E é pena que assim seja...em pleno século XXI.

Daniel Braga, professor e membro do Clube dos Pensadores