2.11.08

Costumes que já foram brandos

Jorge Fiel, hoje no DN:

«Aos olhos da Igreja Católica, Sá Carneiro viveu em pecado com Snu. Paulo Portas, o líder do nosso partido mais conservador, é um solteirão. Haider, o líder da extrema-direita austríaca, era homossexual. Manuela Ferreira Leite, a líder do PSD, está separada. José Sócrates, o primeiro-ministro e líder do moderado PS que recusou o casamento gay, é divorciado.
Curiosamente, só os líderes dos dois partidos da extrema-esquerda do nosso arco parlamentar, Jerónimo e Louçã, mantêm casamentos que preenchem os requisitos exigidos pela Igreja e por um presidente que publicitou estar a engolir um sapo quando ratificou a nova Lei do Divórcio. Já chega de hipocrisia, não acham?»


Não será tanto assim porque não acredito que Louçã e Jerónimo de Sousa sejam casados pela Igreja (e daí?...) e, portanto, aos olhos desta, vivem amancebados - é assim que se diz. Como era também o caso de Mário Soares e de Jorge Sampaio. (Quem não se lembra do célebre episódio em que o papa recusou recebê-lo com a mulher, exactamente por esse motivo, e não, como se disse por aí, por ele ser divorciado de um primeiro casamento: para a Igreja, este não tinha existido porque era apenas civil tal como o segundo.)

Assim sendo, quem nos resta? Pois Cavaco Silva, evidentemente, virtuoso e impoluto. Mas que, um dia destes, engolirá muitos mais sapos, olhando de soslaio para a flor de laranjeira das fotos de casamento.

2 comments:

Jonas disse...

Já agora, aproveito para deixar o link do Blog do Jorge Fiel :
http://lavandaria.blogs.sapo.pt/

:)

Joana Lopes disse...

Obrigada, Jonas, passarei pela lavandaria. Abraço.