5.1.09

Barthes na China de Mao

A revista Le Magazine Littéraire deste mês inclui um conjunto de artigos sobre Roland Barthes, do qual importa destacar um dossier relacionado com uma viagem que fez à China, em 1974. Dele faz parte a pré-publicação de excertos de uma obra sua inédita que será publicada dentro de um mês, Cahiers du voyage en Chine. Com Roland Barthes viajou, entre outros, Philippe Sollers, agora entrevistado por LML.

Quando este tipo de excursões político-culturais de grupos de intelectuais se multiplicavam e tinham rituais muito específicos, não é grande o entusiasmo manifestado por Barthes.

«Palestra mortal, comparação passado/presente. Olho para o meu copo de chá: as folhas verdes abriram e formam uma camada no fundo do copo. Mas o chá é muito ligeiro, insípido, apenas uma tisana, é água quente.»

«Um facto incontestável : o aferrolhar completo da informação, de toda a informação, da política ao sexo. O mais espantoso é que esse ferrolho resulta, ou seja que ninguém, seja qual for a duração da estadia, consegue forçá-lo em qualquer ponto.»


P.S. - Em Rue89, pode ser lido um extenso artigo sobre este dossier de LML.

0 comments: