4.1.09

A pílula (ainda...) vista do Vaticano










No Osservatore Romano de hoje, é publicado um artigo de Pedro José María Simón Castellví, presidente da Federação Internacional da Associação de Médicos Católicos, significativamente intitulado «A Humanae Vitae, uma profecia científica». Nele são revelados mais efeitos maléficos do uso da pílula: ela é anti-ecológica e, nessa medida, também responsável pela infertilidade masculina!!!

Faltava esta acusação contra as mulheres: serem responsáveis pela diminuição do número de espermatozóides...

Fica a citação do Osservatore Romano (4/1/2009), já que o link pode deixar de funcionar:

«Un altro aspetto interessante riguarda gli effetti ecologici devastanti delle tonnellate di ormoni per anni rilasciati nell'ambiente. Abbiamo dati a sufficienza per affermare che uno dei motivi per nulla disprezzabile dell'infertilità maschile in occidente (con sempre meno spermatozoi nell'uomo) è l'inquinamento ambientale provocato da prodotti della "pillola". Siamo qui di fronte a un effetto anti-ecologico chiaro che esige ulteriori spiegazioni da parte dei fabbricanti. Sono noti a tutti gli altri effetti secondari delle combinazioni fra estrogeni e progestinici. »

8 comments:

Anónimo disse...

Ao menos ele sabe escrever profecia na língua dele.

dr maybe disse...

parece que ver televisão e uma vida sedentária também são responsáveis pela diminuição de espermatozóides.

Joana Lopes disse...

Obrigada pela ajuda - já corrigi.

Anónimo disse...

Que o melhor tempo que sua vida seja capaz de lembrar.
Estamnos nos transformando.
Hoje é o começo.

Fraterno abraço

D.

Cristina Gomes da Silva disse...

É difícil, Joana, libertar o espírito de ideias tão antigas, tão ancoradas. Ao ler o seu post veio-me à ideia um livro que li há algum tempo "Nove partes de desejo" (não o tenho comigo agora, porque o emprestei a uma das minhas alunas, e não me lembro do nome da autora, é uma jornalista australiana que fez um périplo por alguns países muçulmanos, dando conta da condição das mulheres). Vale a pena ler. Ajuda-nos a relativizar algumas coisas (pese embora alguns efeitos negativos do relativismo) e a sorrir face à aflição dos espermatozóides em luta árdua pela sobrevivência, contra todos os males :). Abraço

Anónimo disse...

Obrigado, não à Joana Lopes, mas a anónimo. É sempre compensador entrever uma alma devota, fiel a todos os ensinamentos da Igreja de Deus.
Por muito grande que seja a devoção, ela tem de ter um limite e, neste caso, esse seu limite não diminui em nada o meu agradecimento. Também aqui esse limite existe e foi tão longe quanto possível: chegou à grafia, se é que não a ultrapassou.
Mais uma vez, obrigado.

Helena Velho disse...

Atão não se vê logo que o sr."romano" carrega um complexo maternal, devido aos arquétipos e inconsciente colectivo medieval propugnado pela teoria Jungiana?!!
Se a culpa não é das mulheres quem seria culpado/a???
É trsite que no séc. XXI a ICAR e os seus cães de fila venham com esta teoria de ecologia do homem( e a mulher onde fica??). Acabar com o sexo, a sexualidade, a igualdade de gênero, o direito à diferença. Não tardará e entraremos numa nova era de Cruzadas e de Inquisição medieval mas Ecológica, pois então!
Enquanto isso abafam os escandalos sexuais das altas/baixas/médias esferas eclesiásticas e o Rat pede umas desculpazitas e zás: tutto bene...

Jakk disse...

Vem-me uma pergunta à cabeça. Se não se inclina para a pílula, nem com certeza utiliza o preservativo...quantos filhos terá o Sr. Doutor?