20.1.09

Quando os sinos também tocam













Para nós europeus, especialmente sensíveis a separações entre igrejas e estados, é sempre um pouco estranho ver, nos Estados Unidos, o que para nós seria invocar o nome de Deus em vão – ou, pelo menos, indevidamente.

É o que está uma vez mais a acontecer, durante a tomada de posse do novo presidente, mas com a característica especial de ter sido cuidadosamente composto um leque variado de protagonistas.

Um pastor evangélico conservador, forte opositor do casamento de homossexuais, falará um pouco antes de Obama fazer o juramento. Para o concerto inaugural de Domingo, foi escolhido um bispo da Igreja Episcopal, ex-alcoólico e gay assumido. A bênção final da cerimónia de hoje será dada por um metodista negro que estava com Luther King e o seu I have a dream, em 1963. Amanhã será uma mulher, da Igreja dos Discípulos de Deus, que falará no encerramento das cerimónias presidenciais.

Mais uma marca da unidade e da tolerância que Obama quer demonstrar. Mesmo quando nem tudo são parecenças dos dois lados do Atlântico, talvez com grande pena de alguns, tanto de um lado como do outro.

(Fonte)

6 comments:

septuagenário disse...

Jogo de cintura, que falta aos políticos europeus.
Mas agradar a todos?
Então e os muçulmanos foram esquecidos?
Mas que os americanos são práticos e imaginativos não há dúvida. E radicais.
Já foram à lua e lançaram a bomba atómica.
América, país de Deus!

Joana Lopes disse...

Mais: nem sequer um católico! Era para referir isso e esqueci-me.

Anónimo disse...

E, pelo menos até agora, quem tem mandado, isto é, quem tem força de "lobby" na América, têm sido os Judeus. Era bom que "mandassem" bastante menos, embora não veja mal que ombreiem com as restantes comunidades religiosas.

Mas quero, sobretudo, agradecer à Joana a colocação deste v´deo com o Pete Seeger e o Bruce Springsteen recuperando um tema dos encontros «Bread & Roses». Fiquei feliz por ver que o Pete Seeger está vivo e com o dinamismo anímico que sempre me encantaram. Memorável foi o seu concerto em Lisboa no Pavilhão dos Desportos. Um dos três ou quatro concertos cá efectuados que hoje recordo como sendo os momentos altos da música, da poesia, da comunicação. Obrigado!

José Barroso Dias disse...

O comentário do Jorge Conceição fez-me vir à memória esse vibrante concerto do Pete Seeger no Pavilhão do Desportos de Lisboa em finais de 1983 a que tive o privilégio de assistir. Aí ouvi de viva voz We Shall Overcome que nos deixou a todos completamento arrebatados. Este concerto ainda ficaria para mim assinalado de outra forma, pois estava acompanhado pelo nosso comum amigo (meu e da Joana)António Godinho. É bom saber que Pete Seeger ainda está vivo e bem, e que fará no próximo dia 3 de Maio a bonita idade de 90 anos !

Joana Lopes disse...

Jorge e Zé,

Não estive nesse concerto do P. Seeger, mas ele está - e de que maneira - ligado a muitas memórias.

(Ainda bem que recordaste o Godinho, Zé...)

Anónimo disse...

Nòs sabemos que a nossa herança é uma força nâo uma fraquêsa.Nòs somos um pais de cristâos,de judeus ,de Hindus e .ATHEUS
Barack Obama Presidente dos Estados-Unidos


toma policarpo.A partir de hoje vais forneçer gratuitamente capotes aos gay's para que nâo fàçam filhos.Calhordus