19.3.09

O «Paço do Duque»

Leia o texto que está na imagem, até ao fim. Se preferir vê-la maior, pode clicar AQUI e voltar depois a este post.



Acaba de ler a história do prédio situado na Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, onde, durante décadas, funcionou a sede da PIDE. É assim que ela é contada no site do empreendimento de luxo «Paço do Duque», neste momento em fase de acabamentos.

Apetecia-me parar aqui – palavras para quê quando a indignação nelas não cabe.

Ninguém obrigava a imobiliária a escrever qualquer história do edifício, mas, ao decidir fazê-lo, correu um grande risco. Porque os novos inquilinos acabarão por saber o resto da história. Quando e como, interessa pouco – infelizmente, já não há grande pressa. Todos aqueles que não aceitaram que um lugar de tal modo ligado à memória histórica da ditadura tenha sido transformado em condomínio de luxo certamente que não se calarão.

Porque à noite, à hora da ceia, nada brilhava – ouviam-se gritos. As luzes não se reflectiam nos pratos do aparador – mantinham-se acesas para que os presos não adormecessem. E até provocavam alucinações. Ninguém envergava vestes de gala, mas sim roupa amarrotada e muitas vezes rasgada pelos actos de tortura.

P.S.– O link para este texto será enviado para o contacto indicado no site: pacododuque@temple.pt

(Publicado também em Caminhos da Memória.)
.

2 comments:

Paulo Topa disse...

Eu sei que a linguagem é forte, mas como modera os comentários:

É uma canilhice e mesmo uma filha da put... uma coisa destas. Parece impossível que num Portugal que se pretende democrático poucos se movam para terminar com poucas vergonhas destas.
Infelizmente, creio que quem ocupará o "Paço do Duque" pouco se importará com a história do edifício, mas estou certo que mais cedo ou mais tarde o passado fará com o que futuro seja melhor. Assim o queirámos todos (agora ou no futuro).

estela disse...

se calhar ainda estão a trabalhar no texto e vai surgir uma página 3....

;)