24.4.09

Em dias de confusas comemorações













Estou com o Luís Novaes Tito, quando escreve a propósito da polémica em redor da promoção de Otelo:
«Não entro nessa discussão porque teria de discutir igualmente a reintegração de centenas de PIDES e as pensões que ainda hoje lhes são pagas, o que não causa qualquer comentário a quem tanto se escandaliza com Otelo. No entanto esses esbirros mataram e torturaram centenas de pessoas durante anos seguidos, muitas delas pelo simples crime de na altura dizerem o que nós hoje podemos dizer livremente.»
É bom que estas realidades estejam bem presentes, sobretudo quando cada um recorta a sua parte da história e quando parece que passou a valer tudo, mesmo o recurso a cenários formal e quase obscenamente inadequados para o espectáculo – como foi ontem o caso da emissão da «Quadratura do Círculo», com Grândola e Zeca Afonso em pano de fundo.

3 comments:

José Meireles Graça disse...

Otelo recebe, tanto quanto sei, uma pensão; os Pides recebem, tanto quanto não sei, uma pensão; Otelo foi promovido; os pides não.
Convém comparar o que é comparável.

Cristina Gomes da Silva disse...

"Otelo foi promovido; os pides não." e deveriam ser promovidos a quê, caro JMG? Do ponto a que tinham chegado e do mal que tinham feito só podiam descer.

José Meireles Graça disse...

Os pides deveriam ter sido julgados. Não o foram por causa das convulsões do PREC, da característica ineficiência da prossecução penal portuguesa e, talvez (é uma mera suspeita), por isso não convir ao PC. Otelo foi julgado mas Mário Soares, creio que com aprovação da AR, mal, indultou-o. Faça-me o favor de ler o meu comentário anterior e ler só o que lá está, não o que imagina que eu quiz dizer.
Cordiais cumprimentos.