3.5.09

Ainda o 1º de Maio e as agressões

De tudo o que li e ouvi, é isto que assino por baixo:
«Quem espera uma palavra de compreensão para a cobardia desta agressão ou das intimidações não podia estar mais enganado. (...)
Importa saber o comportamento de cada partido (dos seus dirigentes) perante o sectarismo e a reacção que cada um teve a este caso concreto. O resto, é da responsabilidade de cada pessoa. A reacção e o comportamento político que cada um teve (...) é que faz escola e doutrina. É a parte política deste episódio. (...)
Vaias e agressões não são a mesma coisa. Responsabilizar os protestos sociais apoiados pelo PCP ou por qualquer outro partido por o que ali aconteceu é um absurdo. (...) Já o clima de sectarismo cada vez mais presente nas manifestações unitárias (os episódios são frequentes) é relevante neste debate. (...)
Parece-me que o PS está a esticar demasiado a corda na vitimização. Já chega. Vital Moreira não teve a sua Marinha Grande. Terá de continuar a fazer campanha.»

Daniel Oliveira
,no Arrastão

2 comments:

Anónimo disse...

Tome cuidado porque parece que andou por lá um rapazinho loiro que estragou o boneco, quanto ao DO, o rapaz está numa de cambalhotas à frente e atrás, diz e desdiz de rajada, coisas que os videos tecem
Mas enfim, para as coisas são simples
-Então um fulano passa todos os dias à minha porta, chama-me tudo e mais alguma coisa, e eu calado cheio de paciência, e no domingo vem cá a casa desejar um lindo dia de sol ?
Se leva com um pano encharcado nas ventas, "ai, ai, ai que gente tão mal educada"
Que se lixe o politicamente correcto.

Jorge Conceição disse...

Concordo com a análise de Daniel de Oliveira que o (mais) importante neste caso é a reacção (ou não) dos responsáveis partidários ao sucedido, saindo dos acontecimentos de rua.

Porém estes já terão interesse se corresponderem a artimanhas consertadas, consentidas, não havendo demarcação e crítica explícitas.

Porque se as houve, dando ouvidos às muitas insinuações surgidas, são jogadas simultaneamente ganhas e perdidas por três partidos: PS, PCP e BE. Ou seja, segundo tais insinuações:
- O PS faz provocação ao PCP designando VM, procurando tirar partido da sua antiga filiação partidária;
- Os militantes do PCP reagem infantilmente dentro da linha premeditada;
- Os dirigentes da CGTP, sabendo antecipadamente a identidade dos representantes do PS não toma as medidas preventivas necessárias e os dirigentes do PCP não se demarcam explícitamente;
- Surgem as insinuações e acusações mútuas;
- Os comentadores da blogosfera militantes do PCP insinuam que todo foi iniciado e instigado por militantes do BE e da Ruptura em conluio com o PS, para ambos tirarem dividendos (e, do dia para a noite, um jovem coimbrão lourinho - Délio, segundo alguns - torna-se a figura mais conhecida e falada da blogosfera);
- Ninguém desmente as diversas insinuações;
- Enfim, todos procuram tirar dividendos e todos os perdem também: empate?

Em conclusão perdem os cidadãos, que não são esclarecidos e perdem os partidos, por descerem mais um degrau de credibilidade na opinião pública!