16.7.09

Claro que a Sibéria não é um jardim













O dr. Alberto João (e também, certamente, a drª Manuela, o seu amigo PR e muitos mais) gostava de ver a proibição do «comunismo» consagrado na Constituição. Lá mais para a noite, Lobo Xavier dirá mesmo (cito de cor) que «a iniciativa até é oportuna» porque chama a atenção para a condescendência com que têm sido tratados o passado e a ideologia comunistas (*).

Não se pretende condenar partidos mas regimes, dizem eles. Repentinamente preocupados com as vítimas de Estaline, e angustiados com a perspectiva de virem a ser atirados para um qualquer Gulag em Trás-os-Montes, sentir-se-iam mais seguros se se proibisse «isso» por decreto. Mas o quê? O que existiu na URSS? O que há hoje na China? Na Coreia do Norte? A concretização de utopias várias que bailam numas tantas cabeças? Ou estão com medo que PCP e/ou Bloco ganhem eleições e gostariam de poder impedi-los de formar governos «anticonstitucionais»?

Andam por aí alucinações que só podem ser já efeitos colaterais da tal mui anunciada gripe!

(*) Excertos do programa «A Quadratura do Círculo» desta noite, ouvidos na SIC N.

P.S. (17/7) Foram ditas verdadeiras barbaridades no programa de ontem - com honrosíssima excepção para António Costa.

4 comments:

Woman Once a Bird disse...

Ainda se fosse só uma gripe... infelizmente o caso é mais grave. Maleita crónica, que de vez em quanto tem surtos mais acentuados.

Joao Galamba disse...

Joana,

O Pacheco não disse nenhuma barbaridade. Falo por mim, mas adoro o Pacheco fantasista e criativo.

Joana Lopes disse...

João, Eu até gostava do Pacheco quando ele ERA fantasista e criativo...

JHS disse...

O programa "Quadratura do Círculo" é o local mais indicado para debater o assunto. Ali, o sonho de Jardim já está concretizado: a actualidade política semanal é comentada, desde há muitos anos, por um político do PS, outro do PSD e outro do CDS.
O resto? Eliminado!