9.10.09

Maiorias absolutas, não muito obrigada











Já estão na rua todas as sondagens relativas às votações para a CML nas eleições do próximo Domingo. Todas apontam para a vitória do PS e parece assim afastada a ameaça de termos de novo Santana Lopes à frente da autarquia – o que é uma excelente notícia não só para Lisboa como para a nossa sanidade mental.

Estará apenas em dúvida, aparentemente, se António Costa terá, ou não, a maioria absoluta. Por mim desejo que não tenha, o que estará longe de surpreender quem frequente habitualmente este blogue. No caso vertente, para uma gestão «à esquerda», tão democrática e tão transparente quanto possível, e menos dependente das políticas do governo central, considero não só benéfico como indispensável que a acção dos vereadores do PS seja «complementada» pela presença de Luís Fazenda e de Ruben de Carvalho - nem quero imaginar o que poderia ser uma vereação apenas bicromática.

Assim sendo, e como já terá ficado claro, o meu voto não irá para António Costa mas sim para o Bloco. Adianto a resposta a um argumento inevitável que sempre, mas sempre, faz renascer o fantasma do voto útil: se todos os eleitores «de esquerda» pensassem como eu, Pedro Santana Lopes seria eleito. Pois, mas não pensam…

16 comments:

Luís Novaes Tito disse...

Esperemos que não pensem.

Se as sondagens fossem votos até prescindíamos da democracia mas, pelo que temos visto, as sondagens são cada vez mais "manipulagens".

Seja como for, cara Joana Lopes, como se sabe, as listas do PS à autarquia de Lisboa já são compostas por outras forças para além do PS.

E não são mais porque a esquerda teima em preferir perder eleições a conseguir pontos mínimos de convergência.

Abraço

Joana Lopes disse...

Caro Luís, Obrigada pelo seu comentário.
Até estou de acordo quanto à «pena» de que a esquerda não tenha chegado a pontos mínimos de convergência, especialmente neste caso. A «culpa» terá sido de todos...
Re-abraço

António P. disse...

Boa tarde Joana,
Estou com o Luis, como calculará.
E no caso em causa ( Lisboa ) não sendo "este PS " ( leia-se o de Sócrates ) o Bloco isola-se porquê ?
Começa a seguir uma politica à PC : nada com o PS que é um partido de direita.
Já agora e para terminar :
- porque razão o Bloco não consegue aprsentar caras novas ?
- em Lisboa o Luis Fazenda...francamnte;
- no resto do país parece que só há um candidato : o Louçã, excepto em Salvaterra onde está a Anita da touradas e dos rodeos que seriam proibidos caso o BE fosse poder ...francamente
Bom fim de semana

Joana Lopes disse...

Olá, António,
As últimas perguntas terá de as dirigir à direcção do Bloco - sou apenas uma eleitora...
Quanto ao facto de o Bloco se ter
«isolado», talvez uma das causas possa estar no próprio A. Costa: cfr Congresso do PS, em FEVEREIRO deste ano: «o Bloco de Esquerda é um partido oportunista que parasita a desgraça alheia e incapaz de assumir responsabilidades».
Quereria ACosta realmente ligar-se ao BE? Estranhos caminhos...

António P. disse...

Obrigado pela resposta Joana,
e se não for pedir-lhe muito delego em si ( como simpatizante do BE) que faça as perguntas à direcção em meu nome ( eu nem simpatizante nem votante ).
Quanto ao discurso do António Costa ele falava no geral e para as legislativas e parece que os factos lhe deram razão.
E quem diria que m-l se conseguiam unir com trotsquistas ?
Renovo os meus votos de um bom fim de semana com a certeza ( quase ) que no domingo terá um bom presidente da Câmar ( eu já não vivo em Lisboa )

septuagenário disse...

Bom mesmo, é o benfica do jorge jesus.

Peço desculpa, mas esta época eleitoreira, fez descer um degrauzito ao nivel dest blog.

Mas sempre nos favoritos!

Jorge Conceição disse...

Isto em Lisboa está muito difícil! A mim não me apetece votar em nenhuma das candidaturas para a Câmara, embora já tenha decidido votar no Bloco para a Assembleia Municipal e para a Assembleia de Freguesia. Nas intercalares, embora não goste politicamente do António Costa (que muda de discurso de acordo com as conveniências políticas imediatas), votei PS por ter sido a única candidatura (entre 11) que não afirmou que publicamente que manteria o aeroporto dentro da área urbana de Lisboa, demonstrando, além de desconhecimento,uma indiferença total pelos cidadãos e pela sua segurança. Agora, embora com um discurso mais matizado, essa situação mantém-se. No entanto a Lista de António Costa integra gente, além do próprio, que eu não gostaria que fizesse parte dum executivo municipal... De modo que não sei mesmo.

Miguel Cardina disse...

Ainda há tempo de votar nos programas. http://www.lisboa09.pt.to/
É só consultar e comparar.

José Barroso Dias disse...

António P.(será Pécurto?), de facto já não há pachorra para quem coloca as questões desta maneira...
-"nada com o PS que é um partido de direita." O PS não é um partido de direita, mas tem posto em prática políticas de direita;
- "porque razão o Bloco não consegue aprsentar caras novas ?" - Quantos dos 16 deputados do BE é que você conhece ? E dos milhares de candidatos que se apresentam em todo o país no próximo Domingo, quantos é que você também conhece ?
-"...o Luis Fazenda...francamente" - Só sabe dizer isso ? Francamente... o que significa ?
-"parece que só há um candidato : o Louçã..." - Mas é algo de anormal que o lider de um partido, acompanhe o mais possível as campanhas dos candidatos do seu partido ? Ou será porque o Francisco Anacleto Louçã (é tão simpático quando usam os nomes das pessoas em sentido depreciativo... deve ser por isso que nem conhecemos o seu) é de facto um político muitos furos a cima da maioria dos seus apaniguados ?
- "E quem diria que m-l se conseguiam unir com trotsquistas ?" De facto, concordo consigo... É mesmo preocupante. Como é que esta gente consegue há 10 anos (DEZ ANOS) ser o partido com a maior progressão na política portuguesa ? M-ls, trotsquistas, ex-pcs, é do pioriu... Deixe-se disso. Não vê que estes argumentos idiotas já não convencem ninguém ?
-"ele falava no geral e para as legislativas e parece que os factos lhe deram razão." - Ele falava no geral ? No geral são todos os pulhas, mas no particular até são uns gajos porreiros.. Por favor... E que factos é que lhe deram razão ?
Desculpe lá António P. mas isto não é discutir política, e muito menos tentar rebater com estes argumentos o post da Joana com que eu concordo plenamente. Eu também espero que o António Costa vença mas que a maioria só seja conseguida com o Luis Fazenda e o Ruben Carvalho.

Joana Lopes disse...

Zé,
Calma! Podes não gostar da maneira como o António põe os problemas, mas não a vale a pena irritares-te... Ele fá-lo com seriedade e nunca tive dificuldade em dialogar com ele.

José Barroso Dias disse...

Tudo bem Joana, mas irrita-me de certa maneira quem passa a vida a depreciar os outros com este tipo de argumentos. O BE deixou de ser um "movimento com piada", cresceu, e como tal é o principal alvo a abater na política portuguesa... Ou tens dúvidas ? O que se passou durante a última campanha eleitoral é bem demonstrativo do que digo. Desde os paineis de comentadores até ao restante espectro político, para todos o BE era (é) o inimigo público, e normalmente baseados neste tipo de argumentos. Mas tens razão, não vale a pena irritar-me.

JHS disse...

O sr. septugenário é que fez descer o nível do blog ao trazer para aqui referências ao Benfica. Como diria o seu treinador, são assuntos do forno interno do clube.

Joana Lopes disse...

Não diga isso, JHS: o Benfica é de todos e fica bem em todo o lado! :)

septuagenário disse...

Senhor JHS, já não se fazem sportinguistas como antigamente.

É uma pena!

António P. disse...

Boa noite caro José,
Começa mal. O P. é de Pais a ironia sobre o Pécurto fica-lhe bem porque significa que foi ao meu blogue.
Os meus agradecimentos.
Obrigado também pela qualificação de idiota ( aos argumentos ) o que significa que acha que eu tenho ideias.
Apenas lhe faço uma pergunta :
como é que um partido nascido de uma aliança de m-l com trotsquistas que apresentam um progranma velho de nacionalizações e colectivizações pode ser alternativa ao que quer que seja ?
Quando " tinham piada " ainda incomodavam agora não incomodam nada porque o modelo de sociedade que propõem está falido.
Responder às minhas bocas ( que assumo que o são ) com insultos desvaloriza-o.
Mas desejo que vote bem no domingo.
Bom fim de semana.

P.S. : mas o Álvaro Cumhal não se chamava Álvaro Barreirinhas Cunhal como os m-l gostavam de dizer ?
E o Francisco não é Francisco Anacleto Louçã ? Ou renegou o nome da mâe ?

Jorge Conceição disse...

Agora que já fecharam as urnas em Lisboa, mas que ainda não foram divulgadas as sondagens, posso dizer, sem receio de influenciar alguém, que acabei por não votar em branco para o executivo municipal da Capital, escolhendo votar BE. Quero dizer, no entanto, que esta opção não me foi simples, tendo-me deixado mesmo um certo amargo de boca.

Li, como sugerira o Miguel Cardina, o quadro comparativo dos programas das 4 candidaturas principais, quadro que eu já havia anteriormente descarregado, mas sem o ter lido ainda.

Em minha opinião, a parte respeitante ao BE é mais um quadro de princípios, vá lá programáticos, mais do que um programa estruturado e isso, infelizmente, acaba de certo modo por confirmar as minhas anteriores suspeições. Globalmente tais princípios merecem a minha concordância, embora me pareçam mais próximos dum programa de acção, quer o qudro da CDU, quer o do PS.

No que respeita ao Aeroporto de Lisboa, tema a que eu sou particularmente sensível pela minha anterior actividade profissional, vejo que o BE alinha integralmente com a perspectiva opcional do PSD (versão Santana), em oposição à (mais correcta) da CDU e à (por omissão) do PS. E isso revela um grande desconhecimento técnico e uma grande irresponsabilidade. Mas, na verdade, as decisões que se relacionam com o Aeroporto de Lisboa até são da responsabilidade do executivo governamental e não da Câmara, pelo que acabei por “dar de barato” a actual posição do Bloco.

Pus também a hipótese de renovar o meu voto para a Câmara Municipal no PS, apesar da figura do António Costa não me merecer confiança no que respeita à sua coerência discursiva. Porém confesso que, perante os restantes candidatos que conheço que integram a lista, ele é na verdade o melhor... Há lá figurões que “nem vê-los” num executivo municipal!

Assim acabei, novamente, por votar Bloco por, apesar de tudo, ser a estrutura política de que mais próximo estou ideologicamente. E porque não gosto de votar em branco!