4.10.09

Nós não somos cubanos como julga o dr. Jardim

















Segundo uma notícia do Público de hoje, os quarenta e quatro médicos cubanos, que foram contratados pelo governo português para suprirem a falta de médicos no Alentejo, ganham cerca de mil euros por mês para uma carga horária de 64 horas (40 + 24 de urgência).

Parece que o Ministério da Saúde diz que é este também o regime a que estão sujeitos os médicos portugueses (enquanto estes alegam, por exemplo, que a duração da urgência não pode exceder 12 horas) e que os cubanos podem ganhar bem mais se fizerem horas extraordinárias – para além das 64, entenda-se.

A notícia pode ser falsa, incompleta ou tendenciosa - houve tempo em que eu estava bem informada sobre estes meandros do que os nossos clínicos ganham, de facto, mas deixou de ser o caso. Mas ainda há poucos dias uma amiga, em dedicação exclusiva, é certo, e com bastantes anos de serviço, me dizia que cora quando olha para os extractos da conta bancária. Talvez os tais médicos cubanos estejam equiparados a estagiários portugueses em início de carreira ou algo de semelhante – só pode ser esse o caso.

Seja como for, a notícia do Público tem como título «Carga horária e salários de médicos cubanos "chocam" colegas portugueses». E eu bem gostaria de ler o conteúdo de uma outra: «Carga horária e salários de médicos portugueses "chocam" colegas cubanos».

1 comments:

Anónimo disse...

O que se passa é que o salário e carga horária dos médicos cubanos é paga e combinada com o governo cubano. os médicos em causa só veem a parte que o governo de el comandante lhes dará. para evitar tentações a familia dos srs doutores cubanos está bem em recato na ilha. para mais explicacoes recomenda-se a leitura cuidada do blog generacion y.