10.2.10

Escreve quem sabe e fala quem deve




Baptista Bastos, hoje no DN:

«A questão é esta: há liberdade de imprensa em Portugal? É ociosa, a pergunta, para quem, como eu, vem do tempo em que se escrevia baixinho, tão baixinho que perdêramos muitas das palavras, por mudez e falta de uso. Já me não surpreende a desvergonha de alguns daqueles que têm desfilado nas televisões a proclamar que vivemos numa asfixia. Mas indigna-me o silêncio calculado dos que se não erguem a protestar contra a ambiguidade do assunto.»


Mas também Vera Jardim, anteontem, na RR:

«Eu acho que é urgente que se faça luz sobre isto, que estas pessoas sejam chamadas ao Parlamento (…) Têm de explicar muito claramente que pressões eram essas, donde vinham, quem eram os seus autores, qual era a sua direcção (…) porque este clima não é sustentável

(Os realces são meus.)

2 comments:

jpt disse...

O BB está obviamente, a perguntar-nos "onde estávamos no 25 de Abril". Piada fácil? Sim. Mas também fácil é "arquetipizar" os obstáculos à liberdade de imprensa e negar o que não corresponde a esse arquétipo. Ou por outra, diz o velhote, "queixam-se das dificuldades? da semanada parca? haviam de ver no meu tempo ... era de sol-a-sol e comíamos broa" Para raciocínio político ... vou ali e já venho. Mas não é, no caso de BB, raciocínio político, é conversa de tropa ("no nosso tempo é que era duro"). O resto ...

VJ pelo contrário é muito certeiro. Há rumores, há queixas, digam quais são. Por exemplo, Mário Crespo disse-os, meteu (até algo desvairadamente) a carne no assador. Resultado: malandro que está a falar de coisas "privadas" (como se houvesse algo privado num tipo de cenas destas).

Sabe, é como no tempo do BB - "preso por ter cão, preso por não ter cão". Ou queixas-te sem Queixa e não vale, ou queixas-te com Queixa e não vale.

Sabe, JL, como ando nisto dos blogs há mais de 6 anos e leio gente há esse tempo (por exemplo o Miguel Cardina) acabo por conhecer as pessoas - mesmo que nunca as tenha visto. Prezá-las, discordando ou não. E no meio disto tudo, de berlusconis para a frente e para trás, há hoje uma mole bloguista que me parece o senhor Salema Garção, director do Sporting, ao seu nível: leva 4-1 dos suplentes do "eterno rival" e vem dizer Berlusconi, perdão, "o árbitro quis-nos prejudicar". Futebolês incompetente? Ao nível BB. E muito acima, passe a imodéstia, do transbloguismo actual.

Cumprimentos

Joana Lopes disse...

Caro jpt,
Citei o BB para dizer eu própria o seguinte: sim, há falhas da liberdade de expressão, mas não se confundam limitações com a censura, pura e bruta, que havia há «pouco» tempo – 36 anos não é nada na história deste país.

Mas porque isso não impede que se trate de um problema real, transcrevi logo a seguir o que disse Vera Jardim.