31.3.10

Mais BRIC, menos BRIC


Bem adaptado, o Palácio dos Ventos de Jaipur faria as delícias de um qualquer engenheiro Belmiro. Sempre seria mais bonito do que o Saket Mall, um dos 600 centros comerciais que abriram na Índia, durante os últimos dez anos.

O que é isso para 1.170 milhões de habitantes, mais coisa menos coisa (se não me enganei nos zeros e na terminologia)? Pouco, é verdade. Mas há quem procure defender o pequeno comércio e também demonstrar que o estímulo ao consumo, que as grandes superfícies promovem, é contrário à cultura indiana de «poupe agora para gastar depois».

Nada a fazer, julgo eu. Exportámos missionários e trouxemos pimenta, hoje levamos Prada e importamos software.

Mas a Índia é diferente dos outros BRIC e em especial da China: enquanto esta produz em massa produtos baratos, o que cria muitos empregos, na Índia estamos perante um classe média muito reduzida, proveniente sobretudo de sectores de ponta, como o financeiro e o de produção de software. Acima e abaixo, gente milionária e uma miséria que parece endémica.

Um retrato instantâneo de Delhi: «À noite, brilham mil luzes do luxuoso Saket. Os clientes satisfeitos, com os seus sacos de compras, esperam que o motorista lhes traga o carro. (…) Mesmo ao lado, escondida pelos painéis publicitários, uma série de barracas feitas com restos de chapa: é lá que vivem os operários que trabalham no centro comercial.»

Um pouco mais longe, mas não muito, centenas ou milhares de pessoas dormem dentro de sacos de plástico pretos, iguais aos que compramos para pôr o nosso lixo. Voltarei a vê-los nas ruas de Delhi quando lá chegar, dentro de três semanas. É horrível – garanto a quem nunca assistiu ao espectáculo.

(Fonte)

5 comments:

Vitor M. Trigo disse...

India ou Indonésia?

Joana Lopes disse...

Indonésia??? Porquê?

Vitor M. Trigo disse...

Porque a Indonésia se apresta para ser uma importante potência, pelo menos económica (após ultrapassados os negros anos de ditadura).
Uns crescem - Vietname, Indonésia.
Outros parecem querer perder posição - Singapura.
Dentro em breve aparecerá outra designação para substituir os BRIC.
Se calhar mais depressa do que se espera...

Joana Lopes disse...

A Indonésia não sei, mas o Vietname ainda tem muito que pedalar...

Vitor M. Trigo disse...

E tomáramos nós ter a pedalada dos Vietnamitas...
Desde os tempos da guerra em que os americanos aprenderam o que significa ser "um povo", que sigo com elevado carinho e apreço a história deste país.
Tudo começou para mim com o inesquecível livro de Wilfred Burkett - Vietname Segunda Resistência... Recordas-te?
Grande povo !