3.5.10

O laicismo não passou por aqui


E alguma vez passará?
Este magnífico Palácio da Felicidade, onde estive hoje em Punakha, no Butão, é um misto de grande complexo administrativo e religioso. Numa ala, funciona um tribunal e o governo distrital, por cima moram monges, em frente há um grande templo, obviamente budista, com três altares com estátuas de personagens que, em Portugal, poderiam corresponder a Cristo, ao Cardeal Saraiva Martins e a Afonso Henriques – este último com uma foto de Cavaco aos pés. E isto passa-se mais ou menos assim em todos os dzongs do país - muitos e arquitectonicamente lindíssimos.

Sendo o budismo religião de estado, este curiosíssimo povo não mata qualquer espécie de animal, mas isso não o impede de regularmente os comer: carne e peixe fazem parte da alimentação, alegadamente porque a altitude o exige sob pena de envelhecimento precoce… Mas, antes de meter a garfada à boca, reza-se uma oração pelo bicho que vai ser ingerido. Quem mata então os ditos animais? Os vizinhos hindus, sem qualquer tipo de problema – ou seja, o ecumenismo em todo o seu esplendor.

Ainda não perdi a esperança de perceber melhor o que é o Gross National Happiness que há tanto me fascina. Amanhã ouvirei uma explicação e já pedi que me arranjassem um livro. Quem sabe se a troca do PIB pelo GNH não ajudará um dia a resolver muitos problemas dos nossos atormentados PEC’s!
...

5 comments:

São disse...

Ola Joana,
aproveitando a benesse de ter net num pais que eu julgava ainda num estado mais puro,nao posso deixar de comentar o post de hoje.Em rigor venho fazer uma acusacao.Fazer-me rir a esta hora e justa causa para me tirar o sono.Alem de que, jamais poderei ver dzong sem imaginar que estou a ver o Afonso Henriques com o retrato do Cavaco aos pes.Nao se faz!
bjs e ate ja...
Sao

Joana Lopes disse...

Para quem passe por aqui e não saiba: a São está mesmo aqui no andar de cima, é minha ompanheira nesta viagem. Por isso se ri...

Bem feita, porque tem sinal de rede no quarto e eu estou no hall do Hotel... Memo quase até já, que amanhã há mais estrada!!!

Helena Araújo disse...

Que bela fotografia!
Obrigada por estes relatos - quase me sinto como se estivesse no quarto por cima do da São...

José Meireles Graça disse...

GNH como solução para Portugal? Só se for com vinho verde - mas na maior parte do tempo eu e os meus amigos (e devemos ser representativos) estamos sóbrios. Não dá, Joana Lopes. Sóbrios, somos mais pr'ó melancólico.

Paulo disse...

E jacarandás!