2.5.10

Sustos e boas surpresas


Estou aqui por um mero acaso – ou dois, para ser mais precisa. Da fronteira da Índia à capital do Butão, Thimphu, não são muitos quilómetros mas é uma eternidade de estrada, onde circular é uma perfeita e indescritível aventura. Por duas vezes, hoje, quase íamos indo por um Himalaia abaixo: sobraram centímetros de estrada depois de evitados os choques e feitas as manobras. Mas não fomos, dizem-nos que por aqui é sempre assim e não conseguimos averiguar que percentagem de turistas não regressa a casa. A perícia dos motoristas é extraordinária e a nossa inconsciência também.

A verdade é que vimos, durante horas, uma paisagem absolutamente fabulosa, com montes, vales, cascatas e árvores de uma beleza que nenhuma fotografia pode reproduzir.

Este pais do tamanho da Suíça e com apenas 800.000 habitantes, o primeiro non smoking coutry do mundo só porque é proibido importar tabaco mas onde obviamente se fuma, em que há um compromisso oficial de manter 60% do território coberto por floresta e que tem como desporto mais popular o tiro ao arco, parece, de facto e como me tinham dito, absolutamente original. As casas são lindíssimas, até os blocos de habitação recentes têm frisos pintados que lhes dão um aspecto único.

Tem um rei de 30 anos, a favor de quem o pai abdicou apesar de ainda só ter agora 53, e que é um dos dez filhos das suas quatro mulheres, todas irmãs. Há portanto poligamia, numericamente ultrapassada em certas regiões pela poliandria. E diz-se que é o país asiático mais igualitário a nível de género. Confuso? Nem tanto assim.

Muito mais há para contar – ficará para amanhã.

Private P.S. – Família e amigos da São: não se assustem, sobreviveremos!
...

1 comments:

sofia disse...

Obrigada pelo P.S.! E pelas lindas fotografias! Divirtam-se e atenção à estrada!