7.6.10

Apocalipse Now


Evocando o fim da Guerra do Vietname, há trinta e cinco anos com a rendição de Saigão (30/4/1975), foi agora publicada uma série impressionante de fotografias, algumas delas inéditas, sobre este tremendo conflito que nunca será suficiente recordar (*).

Senti-me de novo transportada para cenários onde estive em Abril de 2009. Por muitos anos que viva, não esquecerei o War Remnants Museum, precisamente em Ho Chi Minh (antiga Saigão, como se sabe), onde se encontram algumas das imagens agora divulgadas, instrumentos de tortura e outros pavorosos testemunhos da ferocidade de que o homem foi, é e será capaz.


Devo dizer que me foi muito difícil percorrer este museu, depois de ter visitado, em Cuchi, os duzentos quilómetros de túneis que serviram de vias de comunicação, de esconderijo, de hospitais e até de salas de parto para os vietnamitas. Escrevi então neste blogue: «o que vi hoje toca os limites do inacreditável ou mesmo do inconcebível.»

Deixo, no fim deste post, dois vídeos - um sobre o Museu, outro sobre os túneis de Cuchi - e algumas fotos de «vestígios» exibidos no jardim do Museu.

Com um sentimento de «raiva» por ter um PR que aconselha, mesmo aqueles que (ainda) têm dinheiro  e gostam de viajar, a que se fechem neste claustrofóbico país. Mas isso fica para mais tarde, porque não quero misturar alhos com mais do que tristes bugalhos.

(*) Foi através de Rui Bebiano que cheguei à colecção de fotos, agora divulgada.






4 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

Joana,
Nem tudo acaba mal neste mundo, e a menina da foto 25, "a menina na fotografia", chamada Kim Phuc, é viva e patrocina uma fundação para apoiar o tratamento de crianças vítimas da guerra...

http://www.kimfoundation.com/modules/contentpage/index.php?file=intro.htm

Joana Lopes disse...

Eu sei, Manel, nem tudo foi destruído e o Vietname está mesmo a levantar-se.

Manuel Vilarinho Pires disse...

...mas ela fugiu do Vietname durante uma paragem de reabastecimento de um voo entre Moscovo e Cuba, e vive no Canadá...

São disse...

Dois museus que me deixaram verdadeiramente doente: este que visitamos em Saigão, e o museu da bomba atómica em Hiroshima.De facto, quando conhecemos o mundo, e lemos alguns livros de história, isto não passa de uma coiseca com a mania que é pais.Enfim...