11.6.10

Da irresponsabilidade


O que pensarão as agências de rating, os burocratas de Bruxelas e as senhoras Merkel deste mundo, de um país que o próprio Presidente da República declara «INSUSTENTÁVEL»? Continuarão a sustentá-lo?

Tire-se este actor secundário do nosso filme ou arriscamo-nos a que este figure nas antologias de terror!
...

3 comments:

Manuel Vilarinho Pires disse...

"O que pensarão... ?"
Que esse país tem um PR realista e sensato, que olha os problemas de frente em vez de se esconder por detras de uma linguagem de diplomata?

De qualquer modo, as agências de notação não funcionam por bocas, mas sim por números e expectativas sobre a capacidade de gestão futura e, "on the other hand", ele não declarou o "país" insustentável, mas sim a "situação".

Ó Joana, por este caminho até parece que eu gosto do Cavaco Silva... LOL!!!

Joana Lopes disse...

Manel, não vou agora procurar links, mas tem sido o próprio Cavaco Silva a sublinhar a importância de se dar uma imagem positiva do estado do país para o exterior.
Esqueceu-se disso ontem? Talvez: no Algarve sente-se «sozinho em casa»...

Manuel Vilarinho Pires disse...

Joana,
Isto pode parecer um bocado anarquista, mas eu tenho a convicção que muitas das "opacidades" que se praticam e defendem em nome da defesa do Estado na prática servem mais para defender os estadistas do que o próprio estado...
Coisas na linha do segredo do estado, da justiça militar, das polícias secretas ou de meros segredos de negócio em que o Estado seja parte.

O optimismo obrigatório e a solidariedade institucional forçada também andam por aí...
Critiquemos pois o Cavaco Silva quando mente a pretexto da imagem positiva do país no exterior (lembras-te do oásis do Braga de Macedo?), mas saibamos louvá-lo quando fala verdade, mesmo inconveniente...
A esquerda até se esqueceu (pode não ter esquecido, mas nestes dias não fui um leitor atento) de sublinhar o apelo que ele fez à "repartição equitativa e justa dos sacrifícios" da crise, bandeira que lhe tem sido tão cara a ela...