14.7.10

Dias azarentos


Algumas horas numa «Loja do Cidadão» são fonte inesgotável de experiência e de informação. De quando em vez, os altifalantes lançam uma mensagem para o ar e, logo ao primeiro «Atenção!», trocam-se olhares apreensivos.

«Devido a problemas informáticos no Ministério da Justiça, não é possível emitir certificados de Registo Criminal pela simples apresentação do BI: é necessário o passaporte.»

Primeiro foi o espanto e o desalento, depois o protesto, logo a seguir a debandada de quase todos os «utentes» (*). É que mesmo os portugueses que são portadores da preciosa caderneta bordeaux, agora com um moderníssimo ship que armazena todos os dados identificativos, guardam-na normalmente numa gaveta, para voos futuros, não andam com ela no bolso dos jeans para virem de santo António dos Cavaleiros à Estrada da Luz e dali para o Rossio. Com o aviso sonoro de hoje, ter-se-ão arrependido de não trazerem sempre o boletim de vacinas do cão e a certidão de óbito do avozinho.

(*) Ficaram alguns, poucos, obviamente imigrantes. Deviam precisar do Registo Criminal precisamente para tirarem o BI que não têm e que hoje não servia para nada aos outros. Confuso? Nem por isso.
...

0 comments: