16.7.10

Rui Rio (quem)?


De como o humor, mesmo que negro, pode ser mais eficaz do que mil acaloradas indignações:

«Noticia o JN que Rui Rio mais os seis vereadores da coligação PSD/CDS que manda na Câmara do Porto chumbaram uma proposta do vereador Rui Sá, da CDU, no sentido de ser atribuído o nome de José Saramago a uma rua da cidade.

Não custa a crer que Rio e os "seus" vereadores estejam a ser injustamente acusados de mesquinhez e que a responsabilidade do sucedido caiba, sim, ao vereador Rui Sá.

Com efeito, este terá dado por assente que Rio e o PSD/CDS soubessem quem foi José Saramago, não tendo tido o cuidado de lhes explicar tratar-se de um escritor português recentemente falecido, Prémio Nobel da Literatura (o único Nobel da língua portuguesa).

Se o tivesse feito, decerto Rio exclamaria "Ah, sim? Não me diga!", logo votando favoravelmente a proposta, seguido em ordem unida por todo o pelotão PSD/CDS.

Quando, daqui a uns anos, Rui Rio (quem?) for recordado como um camarário do tempo de Saramago que tentou impedir que o seu nome fosse dado a uma rua do Porto (assim como um tal Sousa Lara ficou conhecido por ter censurado "O Evangelho segundo Jesus Cristo"), era bom que se contasse a história toda.»

Manuel António Pina, no JN.
...

3 comments:

Anónimo disse...

Esqueceu-se do Sr. Ministro (do PSD também) que andou anos e anos a vetar o nome de Saramago para a Escola de Mafra.

Niet disse...

Caríssima Joana Lopes: Eu até tenho boa impressão do " profissionalismo " municipalista de Rui Rio. É preciso ter classe para se opôr à pressão dos desígnios de Pinto da Costa e apaniguados...Agora, este percalço é um pouco uma grande " nódoa "...Niet

samuel disse...

Muito bom! :-)))