21.10.10

Dos Himalaias para a Floresta Negra


A Alemanha e o Butão são países que nunca me lembraria de associar, mas leio hoje que se realizou recentemente na cidade de Schömberg um «festival da felicidade». Durante uma semana, com a presença de delegados do Butão, tentou-se começar a definir uma visão de felicidade ou uma «constituição» da felicidade para Schömberg e está prevista uma reunião com todos os responsáveis municipais para discutir e aprofundar o assunto.

Curiosidade: ignorância minha, mas dizem-me que há em alemão um problema de terminologia, já que a palavra «glück» significará simultaneamente felicidade, sorte e contentamento, o que não é bem a mesma coisa quando se fala de Gross National Happiness

A atracção pelo modelo de GNH vai fazendo assim o seu caminho, lentamente, mas um pouco por todo mundo. Vou registando. Se eu não estivesse estado no Butão, teria visto o título desta notícia e passado à frente. Mas estive, o que faz toda a diferença.

(Fonte)
...
...

2 comments:

Helena Araújo disse...

Joana, não precisa de publicar este comentário. Era só para me rir consigo um bocadinho daquele pequeno erro: "delgados do Butão".
;-)

Tem aqui o blogue da "semana da felicidade":
http://www.gluecksreporter.blogspot.com/
Pequenas reportagens, fotografias, vídeos (por exemplo: uma aula de felicidade).

Cá entre nós, não fiquei muito fascinada. Achei uma abordagem um pouco "à alemã": planeada em papel quadriculado, não sei se me entende.

Joana Lopes disse...

Claro que publiquei... Eh! Eh! O corrector não acusou erro e deixou fugir os dedos para a verdade: eles são mesmo «delgados» e muito baixinhos (como aliás se vê numa foto do blogue)!!!
Pois: uma abordagem à alemã deve ser complicado para este tema.
(Se entendo: quando estive três anos num centro da IBM na Bélgica, trabalhei com alemães e ficava sempre pasmada com essa forma quadriculada de planificar o que quer que fosse!)