1.11.10

Números impressionantes


Começa hoje o recenseamento da população, que se realiza na China de dez em dez anos. Em 2000, foram contabilizadas cerca de 1.295 milhões de pessoas, estima-se que esse número tenha subido para 1.330 milhões em 2009, mas vai-se agora não só confirmá-lo ou não, como avaliar o impacto de algumas questões cruciais para o país, por exemplo a migração em massa do campo para as cidades.

Serão provavelmente 200 milhões os implicados neste verdadeiro êxodo, mas o facto de muitos se encontrarem em situação ilegal dificultará a tarefa dos recenseadores. Outra razão de receio reside na existência de segundos e terceiros filhos clandestinos, em famílias que não respeitaram a política do filho único.

Para levar a bom termo este gigantesco trabalho, estarão a trabalhar 6,5 milhões de funcionários públicos (mais de meio Portugal…) que visitarão 400 milhões de residências, num período de dez dias.

Estamos perante uma escala que nos transporta para um outro universo, cuja compreensão não pode deixar de nos escapar, pelo menos parcialmente.

Fonte, entre outras.
...
...

2 comments:

Anónimo disse...

Todo e qualquer recenseamento, grande, médio ou pequeno, é apenas e tão só a expressão da prepotência do estado sobre o cidadão. Querem as nossas respostas, marimbam-se das nossas opiniões. Desde Herodes, pelo menos, que o recenseamento é expressão do mal.

Joana Lopes disse...

Caro Anónimo, tenho pena que não se tenha identificado.

Mas que radicalismo!!! Isso leva exactamente a quê???