9.11.10

Um outro 9 de Novembro - «É apenas fumaça!»

...
Numa tarde de Domingo, há 35 anos, a pouco mais de duas semanas do 25 de Novembro de 1975, PS  e PPD convocaram uma manifestação para o Terreiro de Paço, de apoio ao VI Governo Provisório e ao primeiro-ministro Pinheiro de Azevedo. Também presentes o CDS e o PPM.

Enquanto Pinheiro de Azevedo fazia um violento discurso contra os «esquerdistas», deflagraram granadas de fumo e de gás lacrimogéneo, e alguns tiros, que assustaram muitos mas não conseguiram alterar a lendária calma do primeiro-ministro. E as imagens ficaram para a história.



P.S. - Será necessário dizer que EU NÃO ESTAVA no Terreiro do Paço?
...
...

5 comments:

João Tunes disse...

Se estás investida na qualidade de BB do PREC, digo-te que eu tb não, não estive lá. Dessa vez, fiquei em casa (corrigo, julgo que em missão de "segurança" num "centro de trabalho" qualquer...).

Joana Lopes disse...

Mas eu alguma vez pensaria que tu estavas no T. do Paço nesse dia???
Eu estava em casa e bem me ri com o espectáculo visto no telejornal.

fernando f disse...

Pois eu estive e nunca me arrependi, e também na Fonte Luminosa. A prepósito da foto, sempre lhe digo que perdeu a oportunidade de ver o Soares, por trás do P. Azevedo, a dar-lhe umas dicas, provavelmente a dizer-lhe que o povo é sereno,"não contando o da Marinha Grande, apesar do favor", e que era só fumaça.

Anónimo disse...

Apenas duas notas, uma pensada agora e outra com a mesma idade do vídeo.

A primeira é agraça que tem aquele «o VI Governo veio para ficar e ficará até quando o povo quiser» quen parece pouco inspirtada pela ideia de eleições legislativas.

A segundo é que, diferentemente do que diz o comentador Fernando, eu quase que juro que uma duração maior do vídeo mostraria Mário Soares, não a dar dicas a Pinheiro de Azevedo, mas a soletrar baixinho o mesmo discurso como acontece a alguém que escreve um discurso de outro e depois não resiste e não disfarça.

Joana Lopes disse...

Também reparei, Vítor Dias, nessa do governo que veio para ficar.