29.11.10

Wikileaks?


Não sei se por estar em férias longínquas, ou anestesiada por cenários de uma beleza esmagadora,  a verdade é que ainda não consegui interessar-me a sério por essa revelação estrondosa de histórias cruzadas de americanos, diplomatas e novas espionagens.

Mas, bem pelo contrário, tive um sobressalto ao ler que os deputados da minha nação querem salvar o planeta reduzindo a utilização de sacos de plástico, pela aplicação de um desconto «de valor não inferior a 0,05 € por cada 5,00 € de compras», a quem prescindir desses terríficos objectos. Causa importante, sem dúvida, mas chegou-me, aí de tão longe, o som da orquestra do Titanic.

Fecho parêntesis e regresso ao que interessa. Estou em Puerto Varas – a Cidade das Rosas -, uma estação balnear no Lago Llanquihue, fundada por colonos alemães em meados do século XIX. Cheguei de barco, através do belíssimo Lago de Todos os Santos, e aqui terminarei a minha peregrinação por esta região dos Andes, absolutamente inesquecível!

De Bariloche até cá, foram cinco dias sempre por lagos dos mais variados tons de azul e de verde, montanhas com e sem neve, vulcões magníficos (e sossegados…), uma extraordinária vegetação. Sem esquecer a excelente vertente gastronómica (e vinícola…) e toda uma série de propostas de actividades. Mas não, não cheguei a fazer cnopy

Amanhã, rumo a Norte para a penúltima etapa: Atacama. A expectativa é grande.

(P.S. - Poupem nos sacos de plástico, por favor: o FMI ficará bem impressionado!)


...
...

3 comments:

maria disse...

ahahahah,

"poupem os sacos de plástico..." exactamente!

continuação de óptima viagem, Joana!

Anónimo disse...

Sim, Joana Lopes, goze o Chile e esses ares puros e fortes, quando voltar talvez se possa juntar a mim na grande interrogação que sempre lanço quando me vêm falar dos sacos de plásticos: Então as garrafas e garrafões de água de plástico que, só em Portugal, devem representar em volume uma Serra da Estrela ?.

Joana Lopes disse...

Exacto, Vítor Dias. Aliás, os sacos de supermercado evitam, no meu caso, a compra de outros sacos para o lixo...