5.1.11

Brancos e nulos «não», abstenção «nunca»!


Já foi dito e redito, mas talvez seja o momento adequado para recordar que na Constituição se afirma expressamente que, em eleições presidenciais, os votos em branco não são considerados «validamente expressos» (Artº 126, 1), afirmação que vem confirmada no Artº 10 de Lei Eleitoral para o Presidente da República, actualizada em 2006.


Assim sendo, e assumindo-se a possibilidade de um dos candidatos ser eleito à primeira volta (sejamos realistas…), não é necessário senão um exercício aritmético simples, que não faz mal nem aos que têm horror à Matemática, para se perceber que quanto menor for o número de votos «validamente expressos» daqueles que nunca votariam no referido candidato (ou seja, que não se abstêm, nem votam nulo ou branco), menor será também o que é necessário, por parte dos seus fieis seguidores, para chegarem a 50% mais um.

Concretizando e trocando por miúdos: se, «à esquerda», muitos se abstiverem ou votarem branco ou nulo na primeira volta (apesar do leque de candidatos disponível…), maior risco haverá de Cavaco, sem concorrência à direita, ser eleito em 23 de Janeiro. Portanto…

(Também aqui)
...
...

2 comments:

Anónimo disse...

O problema não as votarem em branco...o problema são os candidatos que se dizem de esquerda...não se assumirem como candidatos...de esquerda!

Ora bolas...

Rui Mateus.

Jorge Conceição disse...

Esquerda ou não, existem 6 (seis) candidatos. E os votos terão que ser nos candidatos e não em "brancos" ou "nulos". Só os outros contam, os dos candidatos, mesmo que de "protesto"!