31.1.11

Nada de bom para 2011


O grupo francês de prospective estratégica LEAP/E2020 acaba de divulgar um número do Global Europe Anticipation Bulletin, com o sugestivo título Systemic global crisis - 2011: The ruthless year, at the crossroads of three roads of global chaos.

Nada optimista – é o mínimo que possa ser dito –, prevê que o ano que há pouco teve início será absolutamente implacável e que marcará a entrada na fase terminal do mundo tal como o conhecemos desde 1945.

Porque, desde Setembro de 2008, os Estados Unidos e o resto do Ocidente mais não terão feito do que inventar medidas paliativas para mascarar a crise, preparemo-nos porque o efeito anestésico das mesmas acabará em breve e vêm aí fortes abalos. Escaparão os países, organizações e indivíduos que, desde há três anos, inovaram em modelos, valores e comportamentos.

«A multiplicidade dos riscos e os temas da crise transformaram a roleta de casino em roleta russa. Para LEAP/E2020, o mundo inteiro começou a jogar roleta russa ou, mais exactamente, a sua versão 2011: a roleta americana, com cinco balas no tambor.»

O resto é para ler na íntegra.

(Cheguei a este documento através de J. N. Rodrigues no Expresso.)
...
...

0 comments: