6.3.11

Comemore-se o que deve ser comemorado


O PCP faz hoje 90 anos. Julgo que sou insuspeita: quem me conhece sabe quanto me afasto das suas posições, como condeno a sua cegueira em relação aos que oprimiram e mataram multidões no passado, os aplausos ou silêncios sobre ditadores ou ditaduras que perduram até hoje, em nome de amanhãs que nunca cantarão.

Nunca pertenci ao partido, nem sequer fui marxista-leninista. Apesar disso – ou talvez por isso -, sou incapaz de «ódios» que me impeçam de reconhecer, e de hoje assinalar, a importância que teve nas últimas nove décadas da nossa história.

Este país seria diferente – e bem pior – sem o PCP. E eu também.
...

2 comments:

Rogério G.V. Pereira disse...

Pertenço ao partido, sou marxista-leninista. Apesar disso – ou talvez por isso -, sou incapaz de «ódios» e, assim, venho aqui com alguma frequência. Acho que faço bem fazê-lo...

Septuagenário disse...

Podia ter sido pior?

Mas se já foi tão mau!

Valha-nos estes 36 anos!