24.3.11

Ide e lede


Menos de 24h depois do tsunami que arrasou S. Bento, são já muitos os textos publicados na blogosfera, com excelente matéria para reflexão a vários níveis.

Destaque para um post de José M. Castro Caldas: A “esquerda” que se sujeita e a direita que mente.

«Parece-me que ganhamos alguma coisa se olharmos para a nossa crise política como resultado e início de uma nova fase, directamente política, da (Des)união Europeia em construção. (…)

O austeritarismo é na realidade todo um programa de destruição dos serviços públicos, dos direitos laborais, do Estado Social e a crise a oportunidade para o executar. É um programa incompatível com os valores mais básicos da esquerda, de que nenhuma força política de esquerda, ou vagamente de esquerda, pode ser executante sem que com isso se suicide. É também um programa que violenta algumas das aspirações mais sentidas da maioria dos europeus que nenhuma força política de direita pode assumir sem que com isso perca a menor das hipóteses de vir a governar em democracia.

Em resumo, o austeritarismo – o programa político que “os mercados globais” determinam – condena à morte qualquer “esquerda” que a ele se queira submeter e obriga a direita a ocultar as suas intenções sob uma retórica justicialista ou nacionalista. Forçados a “escolher” entre uma “esquerda” que se sujeita “aos mercados” (e não os sujeita) e uma direita hipócrita, só podemos desesperar da política. A “esquerda” que se sujeita afunda-se para ser substituída pela direita que mente enquanto a mentira não se torna patente para voltar a “esquerda” que se sujeita com promessas que não pode, ou nem mesmo quer, cumprir. O tempo político comprime-se. Os ciclos políticos tornam-se cada vez mais curtos. Isto é aquilo a que deveremos talvez chamar ingovernabilidade.

Os chamados países periféricos da zona euro (e com eles toda a União Europeia) estão a ser empurrados para um trilema: ou se deixam transformar em protectorados com “governos” de turno efémeros, de direita ou de “esquerda”, a executar o programa austeritário até que a recessão, a divergência e a bancarrota os separe do continente; ou partem eles próprios à aventura; ou não se sujeitam e, coordenadamente entre eles e com outras esquerdas europeias que não se sujeitam, conseguem inflectir o rumo suicidário que foi imposto à Europa.

Por mim prefiro a reconstrução europeia e uma esquerda que não se sujeite em Portugal e que dê prioridade à construção de uma esquerda europeia que não se sujeita, representando-a em Portugal. Uma esquerda que tenha a sabedoria necessária para evitar as recriminações contra os que têm tido a coragem e a energia de dar o melhor de si e seja capaz de nos oferecer um lugar político abrangente e suficientemente poderoso para além da “esquerda” que se sujeita e da direita que mente.»
...

2 comments:

luis reis disse...

É, de longe, o artigo que exprime tudo o que está em causa.
A questão é Politica, ao contrário dos que nos querem fazer crer, alguns dos "colaboradores",que escrevem nos mérdia,e tambem na blogosfera.É evidente que, para essa gente,esses guros, a questão é, 99% financeira.
A sociedade é melhor ficar estática, e vá lá, ir a votinhos,de vez enquando.
Aliás, foram os mesmos merdas que, bateram palminhas, por nunca ter sido perguntado aos Portugueses, o que quer que fosse sobre a questão Europeia, nunca!Referendos?Ui, que horror, perguntar algo à populaça!
O 1%, a questão politica, é assim mais prà noitinha, enquanto eles se deleitam coçando as partes baixas.

ps.Se as tiverem.

Niet disse...

Grande texto, sem dúvida. Só que, a lógica económica da construção da U.Europeia, dá origem a todos estes lances de política neo-liberal e do " salve-se quem puder" mais humilhante e cínico. E, o pior, é que a espiral está ,cada vez mais, infernal e demente: o Sarko quer ser " reeleito " e confunde Obama para a " aventura " líbia; Cameron precisa de Sarko para resguardar os interesses superiores dos EUA; e a Ângela Merkel precisa infalivelmente dos mercados dos PIIG´s; mas, no fundo,só quer investir a sério na Rússia e na China. Mundo cão, mesmo! Salut! Niet