29.3.11

A não perder


A antestreia do documentário «48» de Susana de Sousa Dias tem lugar hoje, na Cinemateca, às 21h30, e chegará às salas de cinema do próximo dia 21 de Abril - finalmente, depois de ter sido exibido do DocLisboa 2009 (foi quando o vi e me refiz, com dificuldade, de um grande murro no estômago...), percorrido vários festivais em mais de 20 países e recebido muitos prémios!



...

2 comments:

jpt disse...

vi em maputo esse filme (48?). muito problemático. esteticamente atraente, ideologicamente fiquei espantado. pela posição da realizadora, pelo aplauso generalizado. como é possível a hagiografia punitiva em pleno XXI? segue, acriticamente (e questionada reafirmou a "lisura" da leitura) a mitologia heróica do PCP. Só mesmo num contexto sub-crítico como esse aí uma obra dessas (para além do excelente trabalho de cinematografia, que é outra coisa) é aplaudida sem mais [para que não me venham os seus comentadores (inex-comunistas) resmungar da minha direita - nem uma das testemunhas (que são PCP) falou. A pureza das vítimas ... Horrível, desonesto. Em suma, fascista. Católica, na punição da culpa ...

Portugal no seu pior. Hoje, como sempre. E a esquerda "sensível" a aplaudir

Joana Lopes disse...

jpt,
Vi o filme no Doc2009, acho-o muito bem feito e um murro no estômago, pela força que tem.
Mas concordo com a sua crítica porque estou fartíssma de insistir neste ponto: a resistência à PIDE (falar ou não falar) não foi feita por heróis nem por santos. E há quem tenha falado e o tenha declarado publicamente (por exemplo, Nuno Teotónio Pereira, em Por Teu Livre Pensamento, de João Pina e Rui Daniel Galiza).