30.4.11

1973 – O último 1º de Maio da ditadura


Como todos os anos, também em 73 se organizaram concentrações, obviamente proibidas, em diversas cidades do país, para assinalar o Dia do Trabalhador. Como sempre, com grande concentração de forças policiais que dispersavam, à força, os que mais não pretendiam do que manifestar-se pacificamente. Nesse ano com uma violência especial que provocou muitos feridos e se saldou em dezenas de prisões: era o estertor inconsciente de um regime que se aproximava do seu fim.

Nessa madrugada do 1º de Maio de 1973, as Brigadas Revolucionários fizeram explodir engenhos que destruíram dois pisos do Ministério das Corporações, na Praça de Londres em Lisboa. Na véspera, tinham distribuído panfletos convocando para as manifestações do 1º de Maio, em cerca de 200 localidades, através do rebentamento de petardos.

Durante a tarde, foram recebidos telefonemas com falsos alertas de bomba em várias grandes empresas de Lisboa. Veio a saber-se depois que se tratara também de uma iniciativa das Brigadas Revolucionárias, cujo objectivo era «libertar» mais cedo os trabalhadores para que pudessem participar na manifestação.

Assim se fintava o poder como se podia, sem sonhar, nem com muita imaginação, com o que viria finalmente a acontecer, menos de um ano mais tarde.

Para a história, o registo de uma circular da CNSPP (Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos), de 9/5/1973:

«Tem-se verificado, nas últimas semanas, um acentuado agravamento da repressão política no nosso país: com o pretexto de impedir quaisquer manifestações públicas por ocasião do 1.º de Maio, procedeu a Direcção-Geral de Segurança à prisão indiscriminada de um elevado número de pessoas, em várias localidades e pertencendo aos mais diversos sectores de actividade profissional. Só durante o período que decorreu de 7 de Abril a 7 de Maio tem a CNSPP conhecimento de terem sido presas 91 pessoas, cujos elementos de identificação se possuem já. Sabe-se, no entanto, que muitas outras dezenas de pessoas foram detidas (...)
As forças policiais desencadearam, nos primeiros dias deste mês, uma desusada onda de violência. No 1.° de Maio, as zonas centrais da cidade de Lisboa e Porto foram teatro de grandes concentrações por parte das forças das diversas corporações policias e parapoliciais (com agentes fardados e à paisana). No Rossio e em toda a área circundante essa presença não se limitou ao papel de intimidação ou de repressão, mas adquiriu características de verdadeira agressão: espancamentos brutais e indiscriminados, grande número de feridos, dezenas de prisões. Dessa agressão, foram vítimas muitos trabalhadores, assim como estudantes e outras pessoas que se limitavam a passar pelo local».
.

3 comments:

Jorge Conceição disse...

Acções que ainda hoje aplaudo (as das BR), apesar de nunca ter sido sequer simpatizante do seu responsável máximo... E, a propósito, o que é hoje o tal CA?...

Helena Romão disse...

Olha a Joana a dar ideias! :)

Joana Lopes disse...

Claro, Helena, achas que brinco em serviço? :-)