12.4.11

A Voz das Vítimas


A Exposição tem já disponível um excelente site.

Comunicado à imprensa:
14 de Abril, às 18.00 horas
inauguração da exposição
A Voz das Vítimas
na antiga Cadeia do Aljube, em Lisboa

A Fundação Mário Soares, o Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Movimento Cívico Não Apaguem a Memória! organizam, em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, na antiga
Cadeia do Aljube, a exposição A Voz das Vítimas.

O projecto nasceu da ideia de fazer justiça às vítimas da repressão durante a ditadura, mostrando, de modo necessariamente breve, como esta se organizou e quais foram as condições em que milhares de homens e mulheres a sofreram, nas masmorras daquele regime, na tortura e, algumas vezes, morrendo pelos seus ideais.

Quisemos imprimir a esta exposição o máximo rigor histórico como condição essencial para a memória de tempos a que não queremos retornar, mas cuja violência queremos entender e fazer entender.

Esta exposição, que contou com o empenhamento activo da Câmara Municipal de Lisboa, as parcerias da RTP-Rádio e Televisão de Portugal e da Direcção-Geral de Arquivos, foi apoiada pela Comissão Nacional das Comemorações do Centenário da República e pela Secretaria de Estado da Cultura.

Considerando a relevância histórica e cívica desta iniciativa, ficaremos muito honrados se esse órgão de comunicação social der o devido relevo a esta iniciativa.

Antecipadamente gratos pela atenção dispensada, apresentamos os melhores cumprimentos.

A Comissão Organizadora
...

0 comments: