13.5.11

Também fui premiada


É um hábito que mantenho desde há alguns anos: de Domingo a 5ª feira, uma das últimas coisas que faço, antes de fechar este computador, é ver se já está no ar a crónica de Manuel António Pina no Jornal de Notícias. Quantas vezes não encontro então o reflexo do que eu própria pensei de um ou outro acontecimento, quantas vezes não reservo logo o que leio para o referir, neste blogue, algumas horas mais tarde.

Sobre a obra de MAP, já tudo foi dito nas últimas horas. Eu gostei sempre muito dos seus livros que li, tenho aqui por perto um que me enviou há cerca de dois anos. Foi então que, trazida pelos textos, me apareceu também a pessoa. Trocámos alguns mails quando começou a colaborar no blogue «Caminhos da Memória». Guardei-os porque são magníficos e reli-os agora com grande prazer – longos, muito longos, liberto que se confessava, ao escrevê-los, da terrível grilheta do limite do número de caracteres, imposto às crónicas que diariamente publica. Sempre subtis, calorosos, sobre tudo e sobre nada, falando dos gatos, da cadela, do meu cão, do que lia neste blogue ou do primeiro livro que publicou (uma tradução de poemas de Neruda) e que lhe valeu a estreia de visitas da PIDE a sua casa.

Não só mas também por tudo isto, quando a notícia da atribuição do Prémio Camões 2011 caiu, a meio da tarde de ontem, gostei muito, mesmo muito, de a conhecer. 

Hoje, não houve crónica no JN. Mas espero que os gatos tenham tido, ontem à noite, uma ceia reforçada e muito especial.
.

3 comments:

Rosa Brava disse...

Há anos que acompanho a Poesia de Manuel António Pina.
Já tive oportunidade de o conhecer pessoalmente, mas a minha timidez impediu-me de tal... e foi com uma alegria enorme no meu coração que recebi ontem esta notícia.
Parabéns ao Homem, parabéns ao Poeta.

Jorge Conceição disse...

Gostei imenso da atribuição do prémio deste ano a Manuel António Pina, pessoa que me habituei a admirar e a regularmente visitar os seus escritos. É verdade que, para mim, foi uma descoberta tardia e que isso (a descoberta, não o atraso) se deve principalmente aos blogues onde participaste e, portanto, a ti também e sobretudo. Por isso, muito obrigado!

Agora... admiro-me os teus votos para os gatos do MAP, quando julgo saber da tua antipatia por semelhante companheiro doméstico...

Joana Lopes disse...

Obrigada, Jorge.
Quanto aos gatos, eu respeito os sentimentos dos outros...