14.8.11

Equilíbrio instável


No Correio de Amanhã de ontem, um texto interessante de José Medeiros Ferreira.

«Os acontecimentos dos últimos dias atingiram o universo anglo-saxão, que andamos a tentar copiar há cerca de 20 anos – na educação, na economia, e até nos costumes políticos. Percebe-se: a primeira fase da globalização teve o seu selo. Ronald Reagan e Margaret That-cher levaram o neoliberalismo ao rubro quando tudo parecia funcionar bem, da ajuda aos taliban no Afeganistão ao desmantelamento da força sindical em Inglaterra. Duas décadas depois, os recursos de Washington esvaem-se em guerras de usura e as ruas de Londres são invadidas por tumultos sem política nem objectivos sociais. (…)

O neoliberalismo levou à anarquia. Os actos criminosos praticados nas ruas de Inglaterra serão em parte castigados e a ordem restabelecida. Mas o aviso sobre o barril de pólvora em que se sentam as grandes cidades está dado. Para a Inglaterra e não só.

Porém, o que mais marcou o futuro da política internacional foi o passo dado pela Standard & Poor’s ao degradar o triplo A da dívida dos EUA para AA+. Um pequeno passo para a agência mas uma grande passada para uma nova fase da globalização... (…)

O que a Standard & Poor’s revelou foi a completa privatização da globalização financeira.»

Na íntegra, aqui.
.

0 comments: