17.10.11

O PS e o OE


«Se o PS se abstivesse no Orçamento estaria a dizer que nada conseguiria fazer diferente. Perante as medidas adicionais, se se abstiver é melhor fechar a loja! A sua responsabilidade primeira é representar os seus eleitores, não é ser mandatário da troika. Muito menos será caucionar um Governo ultraliberal que vai muitíssimo além do acordo.»

André Freire, no Público de hoje (sem link)

(Como se o próprio André Freire acreditasse no voto dos socialistas contra o OE!...)

P.S. - André Freire deixou-me o seguinte comentário no Facebook: «Sim, acredito que é possível convencer o PS a evitar o suicídio político... senão não o escreveria.»
.

6 comments:

vmsda disse...

Votar contra não chega, é necessário explicitar quais as medidas alternativas que propõe, tendo em conta os compromissos que assumiu.

João Tunes disse...

Joana,

Prefiro mil vezes a "ingenuidade" (útil) do André Freire que o "justicialismo" (sectário) da tua posição. Nunca enfrentámos uma direita tão dura como esta, nunca estivemos em tanto risco de perder tanto, logo há que unir e mobilizar, trazendo mais e mais para a luta e a acção. Ou tens a ilusão que sem PS e sem UGT há hipótese de barrar a ofensiva? Ou queres "poucos e bons" com exclusividade do direito a lutar? Sinceramente, no que me respeita, acredito na utilidade de se pressionar o PS (o que só se pode fazer na base de uma confiança mínima) para que vote contra o orçamento, pois o governo já o desamarrou da "troika" na medida que ultrapassou muito as suas brutalidades.

Assim, conto que também eu tenha direito a uma almoço pago (vá lá, de berbigão).

Abraço.

Joana Lopes disse...

João, repito o que já te deixei no Facebook:
Não me entendeste: o PS, na pessoa do Seguro, já disse que há 0,000001% de possibilidades (mais zero, menos zero) de o PS votar contra o OE. Achas que vai mudar???? Pensas que vai enfrentar a troika e as Merkeis, mesmo se o PSD ultrapassou os compromissos? Deus te oiça mas eu não acredito. É só isso, não tem a ver com «justicialismos» ou «poucos e bons»!!!

João Tunes disse...

Mas, Joana, sejamos dinâmicos, a brutalidade "passista" foi anunciada depois da gaffe dos 0,0...1%. Portanto... Eu não sei se o PS vira à esquerda, o que sei é que se deve fazer tudo para que sim (não excluindo, é claro, a possibilidade de ocorrer uma cisão). Fixar o PS no seu terrível "momento Sócrates" é que não leva a lado nenhum, a não ser ao sectarismo.

Joana Lopes disse...

Repito, João: que oa deuses te oiçam. Gosto de te ver «optimista»!...

Helena Romão disse...

Pois... eu quando for grande também quero ser optimista. :)

Mas acho que o André Freire marcou a sua posição e fez bem. Fica escrito que não concorda. Quem deixar passar este OE, não será em seu nome. Nem no teu, Joana, nem em meu, já agora...