31.10.11

«Occupy» e «Tea Party» – dois movimentos simétricos


A extensão e a rapidez com que «We are the 99%!» se espalhou, nos Estados Unidos, estará a contribuir para uma importante mudança no cenário político americano. 

Para além do cansaço e do desespero perante a crise e as desigualdades sociais, o movimento tem certamente como uma das suas principais raízes a desilusão e o desencantamento face às expectativas criadas pela eleição de Obama, em 2008. Se nem ele foi capaz de mudar significativamente a realidade, de cumprir promessas que terá feito com a maior das boas vontades, se não conseguiu impor a sua autoridade aos mercados financeiros e aos lobbies, quem o fará? O povo – responde a «rua».

«We are the 99%!» contrapõe-se ao posicionamento do «Tea Party», bem acantonado na direita conservadora, mas, apesar de tudo, acusado pelos Republicanos mais tradicionais de afastar eleitores e de pôr assim em risco uma possível vitória em 2012. Se «Occupy» acaba por ter um efeito paralelo para os Democratas, então é bem provável que os dois partidos se «radicalizem».

Viremos a assistir a «uma verdadeira revolução do sistema representativo americano, tradicionalmente caracterizado por um bipartidarismo bastante “mole”», «sem uma ideologia interna muito coerente e radical»? «Empurrando cada um dos dois partidos para lados políticos opostos, Occupy e Tea Party vão poder contribuir para redefinir o jogo político americano».

Veremos, em 2012, um partido democrata socialista face a um partido republicano conservador?

(A partir daqui.)
.

0 comments: