2.12.11

«Nós continuaremos responsáveis pelo futuro»


O título é retirado de um parágrafo do Prólogo de Já uma estrela se levanta, o segundo livro de Helena Pato, publicado este ano (1).

Estamos perante um precioso conjunto de textos, de um modo geral curtos, em que a autora nos conta uma série de episódios da sua actividade de resistência em tempo de ditadura, desde muitas peripécias ligadas a actividades clandestinas até à dura experiência da prisão, da tortura do sono e não só, passando pelo exílio em Paris e pelos ambientes dos portugueses que com ela o partilharam. Relata-nos, também, alguns episódios vividos já depois do 25 de Abril.

É pois de um livro de memórias que se trata, simples, directo e escrito mesmo com humor, num estilo muito próprio de quem tem numa aptidão especial para contadora de histórias. Algumas destas vêm já da sua primeira obra e foram «retocadas», outras terão nascido no blogue «Caminhos da Memória» em que ambas participámos, entre 2008 e 2010 (2).

Fica como sugestão para prenda de Natal. Quem viveu a época gostará de a recordar, quem já nasceu ou cresceu em democracia aprenderá certamente algo com a vida desta mulher corajosa que foi e é uma combatente – e que voltaria (ou voltará…) a ser resistente se a realidade assim o impusesse.

(1) Edições Tágide, 2011.
Saudação, Flausinas, Moedas e Simones, a primeira obra da autora, data de 2006 e foi editada por Campo das Letras.
(2) Uma das minhas preferidas: Um bife na Brasileira do Chiado.
.

4 comments:

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Tomei conhecimento deste livro aqui no seu blogue. Contei uma estória relacionada com o funeral de um amigo. A Helena Pato que apesar de conhecer parte da sua luta não tenho o prazer de conhecer pessoalmente (penso eu).
A Helena fez um comentário onde recordou um episódio que eu não conhecia. Tratava-se de um pic nic na mata de Leiria para comemorar a saída do Carlos Brito e desse amigo de Caxias. Pedí ao Carlos Brito que escrevessse um testemunho, o que fez. O pior de tudo foi ter que ser eu a lê-lo numa homenagem recente que fizemos ao Joaquim Carreira.
Obrigado Joana e Helena.
Abraços

folha seca disse...

Cara Joana Lopes
Peço imensa desculpa mas baralhei. De facto foi no "a Nossa Candeia"
Mas vale na mesma.
Abraço

Anónimo disse...

Olá Joana

Tentei encontrar o livro nas livrarias em Coimbra mas não consegui. Como poderei obtê-lo ?

Obrigado

nelson anjos

Joana Lopes disse...

Nelson,
Eu tive de encomendar o livro na FNAC Colombo e recebi-o daí a uns dias.