27.1.12

Pobres e menos bem cheirosos?


Quando estudei na Bélgica, nos idos de há muito tempo, morava num lar universitário feminino que albergava quatro ou cinco dezenas de estudantes: algumas belgas, outras das mais variadas nacionalidades, sobretudo vindas da Europa mais a Norte.

Cada quarto tinha um lavatório, mas os duches estavam todos concentrados numa cave. Não eram muitos para tanta gente, o que estava longe de constituir um problema: se ouvia água a escorrer quando passava a porta, perguntava sistematicamente «quem está aí?», em português bem vernáculo, porque era mais do que provável que se tratasse de alguma das outras duas portuguesas ou três brasileiras que por lá viviam. Todo o resto da turma descia uma vez por semana, se…

Vem isto a propósito da «crise». Se há décadas que muitos portugueses (e outros povos do Sul…) passaram progressivamente do banho ao Domingo e dias de festa para um rápido duche diário, oiço agora que a necessidade de reduzir gastos de água e de gás está a levar famílias a regressarem a velhos hábitos mais «europeus»: duas ou três vezes por semana e viva o velho…

Além de pobres, mal cheirosos? Não vem no memorando, nem a troika nem Vítor Gaspar tiveram ainda coragem para impor, mas parece que estamos a caminho.

Para já, é certamente mais uma hipótese de poupança que a família Cavaco Silva não menosprezará.
.

4 comments:

NG disse...

Também vivi 6 meses numa residência universitária em Gent. Confere. No duche só portugueses e africanos.

Anónimo disse...

Nada como um bom odor natural corporal para nos avivar a lembrança de que somos meros animais... e de preferência que a falta de dinheiro para tomar banho seja acompanhada da falta de dinheiro para comprar perfumes e desodorizantes que até provocam irritações nasais...

Sempre pode ser que assim, ao deixarmos de estar atrofiados por "fedores" artificiais comecemos a reconhecer os nossos cheiros e a reagir a eles!

Septuagenário disse...

O que se aprende neste blog, principalmente quem não passou alem de Olivença.

Sempre me pareceu que exageravamos nos nossos complexos menos hogiénicos.

meirelesportuense disse...

Essa família já deve poupar há muito...Para conseguirem juntar mais de meio Milhão de Euros sem que os seus vencimentos cheguem para as despesas, só se for aí que eles consigam fazer fortuna.