20.1.12

Taxas sobre taxas

Olho para a factura da EDP, hoje recebida, e verifico que, do «Total facturado», apenas 64,6% corresponde à electricidade que consumi. 35,4% distribui-se por «Potência contratada» e uma série de impostos e taxas, sobre os quais... se aplica uma outra taxa: o IVA.

Isto é normal e só eu é que sou esquisita?
.

2 comments:

Anónimo disse...

Paga o subsídio para as renováveis, para as térmicas. Paga a manutenção da rede de transporte, paga a manutenção da rede de distribuição. E paga impostos sobre isso tudo. O que não faz sentido é o dos audiovisuais que não sei se vai continuar a ser cobrado. Mas o resto faz sentido, sim.
Se, quando compra batatas no super-mercado tivesse uma factura discriminada, também teria o preço do subsídio que o agricultor levou, os custos da apanha, os custos do transporte, os custos do armazenamento, e por aí adiante. Agora que os 20 e poucos por cento foram privatizados já começam as pessoas a abrir os olhos, essa é a verdade.
Cumprimentos.

mjm disse...

eu também estou esquisita...deu conta do novo imposto especial? Quanto o dos audiovisuais, fui à EDP, fiquei a saber que foi aprovado na AR, lei 30/2003. Neste momento estou, com um grupo de amigos, a tentar preparar um abaixo assinado para obrigar a nova discussão na Assembleia.Temos que fazer alguma coisa, estamos cansados de pagar o que não consumimos!