6.2.12

Economia social e solidária


(Contributo de Jorge Pires da Conceição.)

Embora constatemos que maioritariamente as pessoas, individual ou colectivamente, só acreditam que as mudanças sociais se produzam por vias institucionais macro-organizadas, como as dos governos, dos partidos, das autarquias megalòpolitas, etc., verificamos também que, felizmente, não é esse o sentir de muita gente que minoritariamente se vai organizando em pequenos grupos de iniciativas locais, regionais, nacionais e mundiais, ensaiando práticas mais ou menos estruturadas que vão de algum modo influenciando mudanças do comportamento e do viver sociais. Muitos de nós temos observado - e mesmo participado - em iniciativas dessas. São exemplos, mesmo que escassos, da cidadania activa e participada, sempre possível e perfeitamente ao nosso alcance.

Um dos exemplos que nos vem de França, está no artigo de 2 de Fevereiro de Mickaël de Draï na Rue89, com o título «Une monnaie solidaire à Lyon».

É uma experiência de economia social e solidária, alternativa à economia de mercado e especulativa. Não é uma experiência pioneira, nem sequer em Portugal. É algo, aliás, que tem laços de parentesco próximo com a linha global e alternativa de comércio justo, como aquela que é seguida pelo Espaço por um Comércio Justo, rede de comércio justo formada por perto de trinta organizações de Portugal e de Espanha.

Convém recordar que o conceito e a prática, com várias nuances, da moeda local solidária ou complementar tem na Europa mais de um século e que a ela se recorreu em tempos sociais e políticos de crise como complemento à moeda institucional, embora quase sempre localmente ou em pequenas regiões.

Assinale-se que o artigo citado surge cerca de uma ano depois do Colóquio internacional em Lyon sobre as moedas locais (ver vídeo) ), e depois do inquérito popular efectuado em Dezembro de 2011 para lançamento da moeda local em Lyon (ver aqui e aqui). Registe-se ainda que em França presentemente existem, ou estão em vias de se constituirem, pelo menos cerca de duas dezenas de moedas locais.

Este é um artigo-debate que, sinteticamente, expõe esse modelo alternativo e complementar de economia, bem como as suas limitações, hipóteses de sucesso e implicações no relacionamento social, ao qual o público acrescentou vários comentários, com as suas dúvidas, achegas e contestações.

E pode também abrir um frutuoso debate entre nós!...

Alguns sítios na net sobre esta temática em França:
.

0 comments: