15.2.12

Somos solidários com o povo da Grécia


Todos os dias nos chegam imagens e notícias da Grécia e do povo grego em luta contra o cortejo de sacrifícios que lhe tem sido imposto. É clara, naquele país, a crescente fractura entre os cidadãos e o poder político, em torno da invocada necessidade de cada vez maiores sacrifícios para que a dívida seja paga e o défice orçamental reduzido. Acentuam-se a tensão e a violência, tornando ainda mais difícil o diálogo indispensável à procura de soluções mais justas e partilhadas para a situação existente.

Avolumam-se o isolamento e a discriminação da Grécia, fortemente acentuados pelo discurso dominante dos principais dirigentes europeus e da comunicação social.

A preocupação doméstica em sublinhar que “não somos a Grécia” é, no mínimo, chocante no seio da União Europeia, onde mais se esperaria compreensão e solidariedade e, sobretudo, desajustada quando se sabe que a crise não é só grega mas europeia.

Face à agudização das tensões políticas e sociais na Grécia, os signatários apelam à solidariedade com o povo grego e à criação de condições que permitam respostas democráticas e consistentes de uma Europa solidária aos problemas sociais e aos direitos das pessoas.

Lisboa, 15 de Fevereiro de 2012

Mário Soares
Mário Ruivo
Alfredo Caldeira
Ana Gomes
Ana Lúcia Amaral
Anselmo Borges
António de Almeida Santos
António Reis
Boaventura Sousa Santos
Diana Andringa
Eduardo Lourenço
Isabel Allegro
Isabel Moreira
D. Januário Torgal Ferreira
José Barata Moura
José Castro Caldas
José Manuel Pureza
José Manuel Tengarrinha
José Mattoso
José Medeiros Ferreira
José Reis
José Soeiro
Manuel Carvalho da Silva
Maria de Jesus Barroso Soares
Maria Eduarda Gonçalves
Paula Gil
Pedro Delgado Alves
Rui Tavares
Sandra Monteiro
Simonetta Luz Afonso
Vasco Lourenço
Vítor Ramalho
.

4 comments:

voz a 0 db disse...

Para alguém como eu, que já escreveu em 2011 por aí, na NET, que "NÓS SOMOS IGUAIS À GRÉCIA... vamos é atrasados" este tipo de acção por parte de quem tem acesso às Caixas Mata Cérebros já vem tarde demais... Parecem os bombeiros que chegam apenas para fazer rescaldo! Mas também nem outra coisa espero eu desta malta!

A única grande diferença entre os Gregos e os Portugas é que nós somos uma MANADA DE MANSOS.

Traduzindo do inglês uma expressão que gosto bastante "Quando a merda bater na ventoinha" aí é que eu me vou RIR...

Infelizmente a MANADA não está ao corrente da organização superior da Civilização em que vive, e por isso os alvos dos ataques são sempre "tiros falhados e que não produzem qualquer efeito"...

Já só falta criarem uma conta no Facebook!!! Se calhar até já há... mas como não gosto de ser monitorizado não tenho conta nesta Corporação!

Amélia disse...

Joana e demais: porque é que estas tomadas de posição só são assinadas por gente da política mais ou menos mediática?

Joana Lopes disse...

Amélia, tem havido dezenas de Petições Públicas assinadas por milhares de cidadãos anónimos!
Há agora uma, de apoio aos gregos, internacional, que pretende chegar a um milhão de subscritores. A verdade é que só chegam aos nossos jornais as que são de pessoas mediáticas - ainda bem que elas existem!

Anónimo disse...

Direi ainda.
Mediáticas e fortemente responsáveis pela dramática situação do meu querido Portugal.

JC