2.4.12

Conspiração?



Manuel António Pina escreve hoje uma crónica deliciosa sobre um «ataque» de que eu também fui vítima: a mudança do corrector ortográfico do Word para a versão respeitadora do Novo Acordo, pelo simples efeito de actualizações do Windows, aparentemente sem apelo nem agravo. («Corrector» julgava eu, mas vejo agora que a ortografia da palavra passou / passará / talvez passe para o domínio da Bolsa e coisas assim.) 

O «biltre» não chegou a sublinhar-me «há-de» a vermelho, como a MAP, porque lancei um SOS no Facebook (se outra razão não houvesse, ficaria eternamente grata a Mark Zuckerberg por esta) e recebi a cábula que me permitiu regressar ao passado. Está à disposição de quem a quiser – é só pedir que eu explico como se faz – e, pelo sim e pelo não, vou perguntar a MAP se já alguém lhe resolveu o problema. 

«Já pensei voltar a escrever à mão, mas temo que até esferográficas e lápis tenham já sido programados pelo dr. Casteleiro para não me deixarem escrever consoantes mudas.», diz MAP. 

Não será caso para tanto, espero, e nada tenho contra os princípios filosófico-culturais, ou a obediência zelosa mesmo quando ainda não imposta, de uma parte dos meus compatriotas. Mas não entendo por que razão a Microsoft, pela calada de uma actualização do Windows, toma posição num debate que está longe de estar encerrado e «despeja», por defeito e sem pré-aviso, uma nova versão que podia e devia ser, para já, uma segunda escolha. Pelo menos enquanto Angola, Moçambique e outros não aderirem ao AO, certo?

(Usando à tal cábula, com várias etapas, vê-se finalmente que existem três opções disponíveis para  utilização do corrector no Word: pré-Acordo, Acordo, ou ambas.)
.

6 comments:

Storm disse...

Isto é VIOLÊNCIA SIMBÓLICA!

Storm disse...

Isto é VIOLÊNCIA SIMBÓLICA!

Helena Sacadura Cabral disse...

Joana Deixei-lhe um pedido no Face. Por favor mande-me a cábula para:
hsacaduracabral@netcabo.pt

Abraço agradecido

Joana Lopes disse...

Helena,
Enviei-lhe, ainda ontem à noite, por resposta à mensagem do Facebook, mas vou fazer copy / paste para este endereço de mail.
Espero que corra tudo bem...

FR disse...

Bom dia.
Ficarei muito grata caso possa enviar-me para fernandaribeiro4"gmail.com a dita cábula para alterar o word para português.
Esta coisa dos "Cs" está a deixar-me´`a bera da demência.
Obrigada

Fernanda Ribeiro

Joana Lopes disse...

Fernanda Ribeiro, Mais tarde, percebi que nem era preciso usar a cábula de que falava aqui: num ficheiro Word, clicar naquela rodela multicolor que está no canto superior esquerdo, Opções Word -> Verificação. Aí escolher ortografias novas ou antigas (ou ambas).