16.5.12

Euro, Dracma e Dignidade



Apesar das notícias e das imagens que nos chegam, é difícil realizarmos concretamente as pressões de todos os tipos a que os gregos estão a ser submetidos até às novas eleições, já apontadas para 17 de Junho. Não só dos seus dirigentes políticos e partidários, como em toda a parte, mas dos responsáveis da União Europeia, FMI, Merkel & friends.

Ainda falta um mês mas as ditas pressões já estão em campo e nem é preciso ir mais longe atente-se nas palavras hoje proferidas por Durão Barroso: «Não há qualquer forma» de alterar o programa que o país teve de adoptar em troca de uma ajuda da zona euro e do Fundo Monetário Internacional, «é muito importante que o povo grego o saiba muito bem» e que «decida plenamente informado sobre as consequências das suas decisões».

Ou seja: vale tudo para que os gregos sejam levados a votar naqueles que defendem o pacote austeritário que foi negociado e que está em cima da mesa, sem que este seja sequer amenizado, apesar de eles já terem recusado fazê-lo uma primeira vez, em 6 de Maio, e quando todas as sondagens apontam, pelo menos até este momento, para um reforço dessa recusa. Em nome da «democracia», evidentemente, estamos a assistir a um filme que nos pareceria absolutamente inimaginável há cinco ou há dois anos, ou mesmo há meia dúzia de meses.

O que se seguirá até 17 de Junho? Who knows?!... Um mês é uma eternidade.

Para já, limito-me a citar a reacção de um comentador grego às afirmações de Durão Barroso, acima referidas: «Se a União Europeia continuar a colocar os gregos perante o dilema “Euro ou Dracma”, temo que estes acabem por votar pela “Dignidade”.» Ou não. Tudo se tornou muito mais dramático nas últimas horas. 
.

2 comments:

voz a 0 db disse...

E siga para bingo, que o BCE já fez linha!

Um aviso claro dos paus mandados das Famílias foi hoje feito... Ou atinam ou vão começar a comer erva, se a tiverem!

O Banco Privado Europeu, conhecido entre os Povos como, Banco Central Europeu, avisou assim

E quem avisa... amigo é!

vmsda disse...

... e o Ferreira Fernandes, que deve saber mais da situação na Grécia que os gregos que ainda lá estão, termina a crónica de hoje no DN com uma referência à "estupidez helénica". Como é que estúpidos de tal calibre hão-de perceber a chantagem democrática de Barroso et al ?!