25.5.12

Manifesto de apoio ao Syriza



Foi hoje lançado em Portugal, inicialmente por mais de 250 pessoas mas já com outras adesões, mais um manifesto de solidariedade com o povo grego, neste caso de apoio claro e explícito ao Syriza. Quando as sondagens indicam que esta coligação (agora em fase de transformação em partido) pode vencer as eleições do próximo dia 17 de Junho, não devem existir neutralidades nem falas mansas. É tempo de mostrar which side you are.  


Nas eleições do início de Maio, o povo grego rejeitou a política da troika. Desde então, o governo da Alemanha, a Comissão Europeia e o FMI ameaçam a Grécia com a expulsão do euro ou da União. Esta chantagem procura evitar que, no próximo 17 de Junho, vença um governo da esquerda contra a troika. 

A vitória de um governo unitário de esquerda é decisiva para a Grécia, mas abre também caminhos para rejeitar o dogma da austeridade e a tirania da dívida na Europa. 

Apelamos à solidariedade internacional com a democracia na Grécia. Apoiamos a coligação Syriza na luta por um governo que enfrente a catástrofe social e a bancarrota. 

Apoiamos a esquerda grega contra a troika porque também é necessário que a esquerda portuguesa construa caminhos de coerência e alternativas corajosas, fale sem meias palavras e conquiste a maioria.» 


O manifesto pode ser assinado AQUI

 No site onde o texto está alojado, há também informação sobre Sondagens (saiu entretanto uma outra em que o Syriza é dado como vencedor, com 30% dos votos), sobre o próprio Syriza, uma Entrevista a Alexis Tsipras e uma carta deste a Durão Barroso. 
.

0 comments: