1.5.12

Pingo Doce – Os «riots» do dia



Não se registaram incidentes nas manifestações do 1º de Maio, talvez para frustração da PSP, mas a data não passou sem os seus e a polícia acabou por ter de fazer uns biscates.

O comportamento que o Pingo Doce teve hoje corresponde à definição de riot. Os seus proprietários agiram como desordeiros violentos – contra os seus próprios trabalhadores, certamente contra as regras da concorrência, de certo modo «contra» todas as dezenas de milhares de pessoas que, compreensivelmente, se precipitaram para aproveitar os descontos, porque foram objectivamente humilhadas. Ostensivamente contra o Dia do Trabalhador.

À hora de almoço, algures em Benfica, uma família chinesa perguntou-me onde podia encontrar uma loja do Pingo Doce. Vi o mundo do avesso. Shame on us



(Foto TVI) 
.

14 comments:

Anónimo disse...

Um acto de gente pequena, esse que os dirigentes, pequenos dirigentes do pd, levaram a cabo.
Vejo-os alarves, numa risota pegada, tipos de barrigas grandes sob fatos hugo boss, a comerem alarvemente belos pitéus, pagos, certamente, pela própria empresa, pelo lindo trabalho de m*** que fizeram. Tipos pequenos e traidores de todos nós, filhos de ninguém nem de nada, tipos feitos de vinagre e alho podre.
Uns ignorantes que se dão a si próprios o direito de humilhar as pessoas, com a conivência de quem manda nessas coisas do comércio. Espero que, amanhã, o ministro com cara de anjinho não venha dizer que foi bom para a economia.
Hoje de manhã escrevi no meu fb sobre esta vergonha, terminei dizendo que ia respirar fundo e contar até 10. Já o dia quase lá vai e ainda só cheguei ao 7...

Simão Gamito

alf disse...

Isto é apenas mais um episódio na luta entre os ricos - o continente faz descontos em cartão, o corte inglês dá vales, etc; estes deram agora este passo.

A luta entre os ricos está no cerne da actual crise e de todas do capitalismo porque é o motor da desigualdade; mas eles não têm escolha porque enquanto não acabar a globalização não podem estabelecer "pactos de não agressão" em muitos sectores;

promover a paz entre os ricos é a saída para a actual crise... e esta, hem?

voz a 0 db disse...

AHHHHH! Afinal sempre somo capazes de fazer uma revolução!!!

Povo Fantástico.

Dédé disse...

PINGO DOCE Se o Povo Português não fosse sereno o desconto teria sido de 100%

Joao Almeida disse...

Eu estive 4 horas lá dentro... foi penoso devido à afluência de público nas lojas e o não limite no valor de compras, que fez com que houvesse gente a levar autênticos contentores de compras para casa, atrasando os outros nas filas, mas valeu a pena o sacrifício, poupei 70 euros, o que numa altura de crise como esta, safaram-me o mês. Os que dizem mal desta iniciativa certamente que têm uma carteira mais recheada que a minha, daí não precisarem, mas têm todo o direito de reclamar.

Uma palavra de apreço também para os funcionários desta loja. Trabalharam a valer e inclusive ao ajudarem a levar as compras de pessoas mais idosas ou menos capazes para fora do estabelecimento, agora é ver se o grupo Jerónimo Martins volta a brindar o público com descontos destes, e se possível em outro feriado, pois se isto tivesse ocorrido num dia normal de semana, nem eu nem milhares de portugueses teríamos tido tempo (nem paciência) para estas compras.

Anónimo disse...

Esta promoção foi o mais vil ataque ao 1º de Maio que poderia ser feito. O que foi mais triste foi ver os meus compatriotas vender os ideais, se ainda os têm, por três patacos.
Se a Jerónimo Martins queria ajudar os portugueses, poderia ter feito esta promoção no próximo Sábado, por exemplo...
Deste 2011, faz hoje um ano, que decidi boicotar o pingo doce, entre outras lojas que abriram no 1º de Maio, e este ano vou adicionar à lista, de que já constavam a fnac e o continente, o intermarché, o jumbo e o lidl.
Se há um ano a desculpa era o dia da mãe, este ano já nem têm pudor e abrem assim, despudoradamente...
Como consumidores deveríamos ter mais vergonha na cara! Por mim o boicote continua, até voltarem a fechar no 1º de Maio. Por os trabalhadores, SEMPRE!

Anónimo disse...

@ João Almeida:

Poema escrito por Martin Niemöller:
"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal, eu não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, eu não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram, não havia mais quem protestasse".

A-24 disse...

"Há um ditado popular do qual sempre gostei, segundo o qual, a melhor defesa é o ataque! E hoje assim foi: a promoção da Jerónimo Martins, em resposta às críticas dos sindicalistas no 1º de Maio, colocou os sindicatos em cheque. Reduziu-os à sua insignificância. E demonstrou à saciedade que as pessoas, antes de lutarem pelos seus direitos, lutam sim pela sua sobrevivência."

Ricardo Arroja em "O Insurgente" e que espelha na exactidão a minha opinião sobre as promoções de hoje no Pingo Doce.

susana figueiredo disse...

Ao contrario do k se diz o jeronimo martins nao obrigou funcionario algum a trabalhar tanto k ira pagar o feriado e adicionar uma folga extra ao colaborador,knt as ditas promocoes sim elas existem mas n obrigam ninguem a fidelizar-se para tal,tanto k estas acontecem no exakto momento... tal como ouvi hoje na loja P.D. esta completamente cheia o cliente dixe so ta ali kem ker... triste é n existir respeito uns pelos outros e as pessoas destruirem td sem pensar nos outros...

Adelino Domingues disse...

Se um simples estabelecimento de restauração, bar ou similar é obrigado a ter uma placa com a indicação do nr máximo de lugares, como pode ser permitido esta pouca vergonha! Já quando do aumento do IVA, o PD fez campanha publicitária dizendo que não o aumentava! Como é possível? Não há autoridades neste país ou isto também foi acordado com a ministra que também acordou aquele imposto manhoso com um argumento rafeiro ?!

Jacimto Sangue Capelo Rego disse...

O desconto seria de 100% se os manifestantes do lº de Maio fossem revolucionários e fossem todos expropriar aquilo que o P Doce lhes tem roubado.

hugo faustino disse...

fuser talvez o melhor seria apurar qual foi a intenção do soares da jeronimo martins antes de declarar estar de acordo. Se uma pessoa oferece algo a alguém para a humilhar isso não faz do gesto um bom gesto ou da pessoa uma pessoa de bem. Se a intenção da jeronimo martins foi humilhar as pessoas ou os trabalhadores, se foi com o intuíto de diminuir uma data com um significado histórico importante então não vejo como é possível estar do lado dele. Note-se que o ricardo arroja fala de ataque aos "sindicalistas", mas eles estão em guerra com os trabalhadores? Se alguma coisa isto revela é uma relação pouco saudável entre ambas as partes.

Anónimo disse...

Vamos a ver!

O capitalista do antigo regime António Champallimaud ao morrer deixou 500 milhões de euros, repito 500 milhôes de euros para uma fundação em prol do tratamento do cancro ...

Alexandre Soares dos Santos ainda vivo, outro chamado capitalista, decide oferecer 50% do seu stock à população portuguesa ...

Creio que cada vez mais fazem falta os capitalistas neste país.

Quem são os "amigos do povo" e não capitalistas que têm oferecido algo ao povo português, materialmente?

Espero que me respondam, mas com nomes e factos.

Ao que eu tenha dado por isso apenas se têm aproveitado do povo, criado fundações, institutos etc.

Capitalistas precisam-se !!!! Infelizmente cada vez menos. Se todos procederem como estes ...

Joana Lopes disse...

Os comentários foram-se contrapondo e respondendo, uns a favor, outros contra a iniciativa do Pingo Doce – nada de mais natural.

Apenas uma nota: nada tenho a criticar a quem foi abastecer-se.

E uma resposta ao comentário imediatamente anterior a este meu: caro anónimo, em capitalismo vivemos nós e estamos bem, como se vê! Mais: acha que um país vive e se desenvolve vivendo de esmolas de alguns ricos? «balha-me deus!»