21.5.12

Se os gregos votarem em Tsipras



No (insuspeito) Der Spiegel de hoje, mais um importante artigo sobre a Grécia: Why Greeks Will Vote for Tsipras

Não me parece que tenham sido divulgadas hoje novas sondagens na Grécia, as conhecidas até ontem mantinham tudo em aberto quanto ao vencedor das próximas eleições de 17 de Junho, mas a autora deste texto aposta na probabilidade de ser ao Syriza a vencê-las e explica porquê. 

Os gregos desprezam os políticos que têm representado o sistema e estarão dispostos a apostar em quem promete libertá-los do tipo de austeridade a que têm estado sujeitos mantendo-os no euro, mesmo sem conhecerem exactamente os planos do Syriza para o conseguir. 

Consideram que não lhes é dada outra escolha, em 17 de Junho, que não seja a de manterem uma atitude de recusa e de protesto, já que, em alternativa, só lhes restaria votar nos que os levaram à situação miserável em que se encontram – o PASOK e a Nova Democracia. E a alegada recente proposta de Merkel, no sentido de ser feito um referendo sobre o desejo de permanência no euro, só terá reforçado o sentimento de revolta: os gregos perceberam que a chanceler trata a Grécia como um protectorado. 

Entrevistado pela jornalista, Giannis Dragasakis, de 64 anos, membro do Syryza, tem uma posição mais moderada que Tsipras e não está totalmente optimista quanto à possibilidade da organização a que pertence cumprir o que promete. Mas insiste na impossibilidade de a Grécia pagar inteiramente a dívida («a montanha é demasiado grande») e na urgência de ser definido um roadmap que inclua crescimento. 

Mas se o Syriza vencer as eleições, conclui, os europeus terão de aceitar o facto consumado e reconhecer que uma nova geração – a de Tsipras – quebrou o velho sistema e pegou nas rédeas do país. 
.

4 comments:

Jorge Conceição disse...

Olhando para a fotografia assaltaram-me dúvidas: O clero tem lugar cativo no Parlamento grego? A Grécia é um estado confessional?

Joana Lopes disse...

Mais, Jorge: os deputados prestaram juramente perante as autoridades religiosas, que eu vi.
Há um artigo 3º da Constituição em que é dito que o país está sob «tutela» da Igreja Ortodoxa ou algo de parecido.

João Almeida disse...

Tsipras garante que votar no Syrisa “é uma grande oportunidade” para “salvar o euro”

Mas o tipo anda em promoção nos media, que se deslumbram de forma acéfala com populistas deste calibre.

Joana Lopes disse...

Discordo, João de Almeida. Pelo que tenho lido, Tsipras é tudo menos acéfalo.