19.7.12

A propósito da não extradição de José Luís Jorge Santos (Georges Wright)



Exmos Senhores
Presidente da República,
Primeiro-ministro de Portugal,
Vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros
C/c
Ministra da Justiça; Provedor de Justiça

Lisboa, 2012-07-18

Lemos, com espanto, no semanário Expresso, declarações de representantes dos EUA numa comissão que pretende contrariar a decisão de não extradição do cidadão português José Luís Jorge Santos (anteriormente Georges Wright) para os Estados Unidos. 

Essas declarações são desrespeitosas das autoridades judiciais portuguesas, do ordenamento jurídico português e, mesmo, da soberania nacional. (Para além de serem também desrespeitosas da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no entanto promovida com o alto patrocínio dos EUA.)

Como cidadãos portugueses, reclamamos dos representantes do Estado português um protesto veemente por essas declarações e pelas ameaças nelas contidas, e a reafirmação, junto das autoridades norte-americanas, dos princípios de separação de poderes e de respeito pelos Direitos Humanos que enformam a ordem constitucional portuguesa.

Dado o consenso nacional em torno da decisão de não extradição de José Luís Jorge Santos, manifestado quando da apreciação do caso pelas instâncias judiciais portuguesas, aguardamos de V.Exas uma tomada de posição que assegure aos portugueses que a soberania e a segurança do país não estão em risco e que Portugal não se vergará às ameaças e às pressões norte-americanas, nem permitirá que elas se concretizem na pessoa do cidadão português José Luís Jorge Santos ou seus familiares. 

Associação Contra a Exclusão pelo Desenvolvimento (ACED)
Associação Portuguesa para a Prevenção da Tortura (APPT)
Grupo de Intervenção nas Prisões (GIP)
. 

4 comments:

Alberto disse...

Consenso nacional ??? houve algum referendo???
“Cidadão português José Luís Jorge Santos??? Que conseguiu nacionalidade com base em mentiras e omissões (anteriormente Georges Wright) “ porém …anteriormente e actualmente criminoso fugido! Significa isso que um criminoso ( que matou um ser humano por motivo de roubo, entre outros) se conseguir enganar as autoridades durante muito tempo deve ser recompensado com uma amnistia ? E a família das vitimas? E os criminosos nazis com 90 anos e foragidos há mais de 70 anos? Não?
O s direitos humanos são para os humanos! E os humanos devem ser responsabilizados pelos seus actos ainda mais quando são actos bárbaros como o que este criminoso cometeu!
Apenas se pede que pague á sociedade o que deve e que comparado com o que á sociedade roubou é infimamente pouco!
O Governo Português que tenha vergonha e defenda quem trabalha, quem é honesto, quem é injustiçado e quem merece ser defendido, o que não é manifestamente o caso e já agora que colabore com a justiça dos outros países já que aqui a justiça é … ( com o devido respeito) uma palhaçada!!!

voz a 0 db disse...

É fantástico este tipo de argumentação... Adoro sempre ler estas verborreias... Refiro-me ao comentário claro...

Entretanto os que MATAM milhares à distância continuam a ser colocados no pedestal, donde exibem Prémio Nobel da Paz...

E alguém se importa que um único tipo mate milhares? Alguém escreve para que seja detido e levado à Justiça?

NADA...

A parte do "consenso nacional" está directamente relacionada com as "instâncias judiciais portuguesas", logo retirar do contexto... é típico de quem quer apenas mandar bitates...

Mas já agora também questiono: E então a família de cá?!? Pelos vistos ESTA não interessa para puto...

Anónimo disse...

Vão dando notícias sobre esta louvável iniciativa!

Anónimo disse...

Quando um país nasce a partir de um genocídio de vários povos, é evidente, que não vaticinava nada de bom. A vingança e o cheiro a sangue está no seu código genético.